Descrição: Pequeno machado plano de bronze, de secção rectangular, gume convexo e perfil simétrico. Encontra-se num estado de conservação regular. A superfície encontra-se rugosa apresentando evidentes sinais de uso. A pátina observada tem coloração castanha a castanha escura quase negra. Atendendo à tipologia e ao contexto cronológico em que a peça está inserida podemos admitir que o machado será em cobre eventualmente em cobre arsenical.
A pátina observada pode ser devida à formação de compostos de cobre, elemento com uma percentagem mais representativa na composição do artefacto. De entre os diversos compostos que se podem formar pode-se salientar os óxidos de cobre (I) e os óxidos de cobre (II), os primeiros de cor castanha encarniçada e os segundos de cor castanha escura ou negra.
Na superfície do machado é possível observar vestígios de produtos de corrosão esverdeados e brancos. Estes produtos poderão ser resultado da corrosão de outros elementos de liga, nomeadamente o As, ou produtos resultantes da contaminação por elementos constituintes do solo onde a peça esteve enterrada.
Origem/Historial: Orca de Seixas.
Incorporação: Doado pelo Instituto Arqueológico Alemão
Exposições
Por Terras de Viriato, Arqueologia da Região de Viseu