São João Baptista / Retrato de D. João IV

  • Museu: Museu Nacional Frei Manuel do Cenáculo
  • Nº de Inventário: ME 20
  • Super Categoria: Arte
  • Categoria: Pintura
  • Autor: Autor desconhecido (-)
  • Datação: Século 17
  • Suporte: Cobre
  • Técnica: Óleo
  • Dimensões (cm): Alt. 7 x Larg. 5,9
  • Descrição: Miniatura em placa de cobre, inserida numa moldura de tartaruga tapada com corrediça. No verso, São João Baptista; no reverso, visível ao abrir a corrediça, retrato de D. João IV. O santo está representado em meio corpo, voltado para a direita. O rosto tem traços finos e o olhar está voltado para o alto. O cabelo, castanho claro, desce em caracóis até aos ombros. Do ombro direito parte uma capa castanha que cobre meio tronco e prende com um nó sobre o braço esquerdo. Sobre esta, uma ampla capa vermelha que cobre completamente o braço direito da figura e que, do lado esquerdo aparece de um modo artificial por detrás das costas. Na mão direita, segura um/a bastão/cana e o braço esquerdo segura um pequeno cordeiro branco. Sobre a cabeça um nimbo dourado, de forma circular, do qual pende uma fita branca. O fundo da pintura em negro e no canto superior direito são visíveis as pontas de um feixe de luz, na direcção das quais está voltado o olhar do santo. No reverso, D. João IV está retratado em busto, de frente, com um rosto sério, pequena boca vermelha, longo bigode de pontas voltadas para cima e pequena faixa de baraba no centro do queixo, naiz fino olhos amendoados e sobrancelhas finas e compridas. O cabelo de um castanho escuro e dividido ao lado, cai em longos caracóis cobrindo completamente os ombros. Traja gibão negro abotoado ao centro por pequenos botões brancos, de mangas curtas debruadas a renda negra, sob as quais são visíveis as mangas bastante tufadas de uma camisa branca. O peitilho é formado por uma renda branca, quadrada, aberta ao meio, presa sob o queixo por finos cordões com borlas. Na cintura uma larga faixa branca, que prende do lado direito por um laço. No peito, também do lado direito, a insígnia da Ordem da Cruz de Cristo. O fundo em castanho, quase negro.
  • Origem/Historial: Inicialmente esta pequena miniatura terá pertencido à colecção de D. Frei Manuel do Cenáculo Villas Boas. Segundo a bibliografia referida, existe um bilhete deste prelado que dirá: "Retrato verdadeiro do sr. rei D. João quarto e do seu uso com a pintura de S. João Baptista". Também de acordo com a mesma bibliografia (ver catálogo da Exposição Retrospectiva de Arte Ornamental Portugueza e Hespanhola, Lisboa, 1882), os partidários de D. João IV traziam este tipo de retratos do rei para escaparem aos espiões de Castela.
  • Incorporação: Transferência da Biblioteca Pública de Évora

Bibliografia

  • Catálogo da Exposição "Iconografia da Época da Restauração", Évora, Museu de Évora: Dezembro de 1990
  • Exposição Retrospectiva de Arte Ornamental Portugueza e Hespanhola. Lisboa: 1882
  • PEREIRA, Gabriel - Estudos Eborenses, I, 2ª ed. Évora: Edições Nazareth, 1947
  • PEREIRA, Gabriel - Estudos Eborenses, II, 2ª ed. Évora: Nazareth, 1948
  • VEIGA, Alfredina de Jesus da Cunha, Estudo Arqueométrico de Pinturas a Óleo sobre cobre dos séculos XVII/XVIII do Museu de Évora, Tese apresentada à Universidade de Évora para obtenção do Grau de Doutor em Química, Évora, Dezembro 2015
  • PINTO, Ricardo Fernando; Espelhos de tempo, Imagens da alma. Olhares sobre alguns retratos e miniaturas do Museu de Évora, Évora 2014

Exposições

  • Iconografia da Época da Restauração

    • Évora, Museu de Évora
    • Exposição Física
  • Exposição de Arte Ornamental Hespanhola e Portuguesa

    • South Kensington Museum, Londres
    • Exposição Física
  • Exposição de Artes Ornamentais Portuguesas e Espanhola

    • Lisboa
    • Exposição Física

Multimédia

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