Descrição: Cofre para a reserva eucarística de caixa rectangular e tampa convexa em madeira, revestida com lâminas de tartaruga, assente sobre quatro pés de prata, de forma hexaédrica, vazados. Interior revestido a seda.
Ornamentação geral com aplicação de lâminas de prata polilobadas e vazadas, decoradas com pequenas esferas relevadas. Facial anterior com grande ornato central, representando uma águia bicéfala - símbolo dos Agostinhos - e fechaduras ao meio. Lingueta com ramalhete de flores e asas com entrelaçamentos fitomórficos nos laterais.
Tampo convexo, encimado por composição de quatro folhas de acanto, sobrepondo-se-lhe globo poliédrico e uma cruz latina trifoliada com remates esféricos apresentando, no cruzamento dos braços e da haste, resplendor quadrado. A cruz apresenta decoração incisa com fundo estriado e no interior dos trifólicos, círculos centrais, circundados por pequenos pontos circulares.
Origem/Historial: Proveniente do Convento do Calvário, em Évora, transitou depois para a igreja de Santo Antão da mesma cidade. Cfr. ofício nº 173, de 20-09-39, dirigido ao chefe de repartição do Património e "Auto de entrega, por depósito", de 19/09/1939.
Incorporação: Depósito ( ofício nº 173 de 19/09/1939)
Bibliografia
Exposição de Ourivesaria Portuguesa (séc XVI-XIX). Évora: 1957
Inventário do Museu de Évora, colecção de ourivesaria. Lisboa: SEC-IPM-IPCM, 1993
Roteiro de Ourivesaria. Lisboa: SEC-IPPC, 1980
Exposições
Exposição de Ourivesaria Portuguesa (séculos XVI-XIX)
Évora
Exposição Física
Exposição Tesouros do Museu de Évora - Entre a Seda e o Ouro