Descrição: Retrato de dama pintado sobre chapa de cobre. O retrato. a meio corpo, ocupa quase toda a superfície da pintura. Jovem de rosto fino, de boca pequena, nariz direito e grandes olhos amendoados e pele branca. Na cabeça tem um enorme toucado, bastante largo dos lados, com a parte inferior às riscas e debruado com rendas. Veste traje de corpete ajustado, decote em barco á altura dos ombros, com uma dola bastante larga, debruada a renda e de mangas tufadas. A mão direita repusa sobre a cintura. O retrato está pintado em azul e cinzento, sendo os únicos pontos de cor diferente os lábios e as maçãs do rosto em vermelho vivo. Pintado com grande minúcia houve, no entanto, um maior cuidado no tratamento do rosto.
Origem/Historial: A pintura pertenceu á colecção da Biblioteca Pública de Évora, vindo mencionada no inventário desta colecção realizado por António Francisco Barata em 1890. Em Março de 1915 esta colecção foi transferida para o Museu de Évora
Incorporação: Transferência da Biblioteca Pública de Évora
Bibliografia
BARREIRA, João (dir.) - Arte Portuguesa. Lisboa: Ed. Excelsior
Catálogo da Exposição "Personagens Portuguesas do Século XVII. Exposição de Arte e Iconografia". Lisboa: Ac. Nac. Belas Artes, Maço de 1942
VEIGA, Alfredina de Jesus da Cunha, Estudo Arqueométrico de Pinturas a Óleo sobre cobre dos séculos XVII/XVIII do Museu de Évora, Tese apresentada à Universidade de Évora para obtenção do Grau de Doutor em Química, Évora, Dezembro 2015
PINTO, Ricardo Fernando; Espelhos de tempo, Imagens da alma. Olhares sobre alguns retratos e miniaturas do Museu de Évora, Évora 2014
Exposições
Personagens Portuguesas do Século XVII. Exposição de Arte e Iconografia