Caçada ao Canguru
-
Museu: Museu Nacional Frei Manuel do Cenáculo
-
Nº de Inventário: ME 621
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Pintura
-
Autor:
Esquível, João Sebastião Limpo (-)
-
Datação: 1853
-
Suporte: Tela
-
Técnica: Óleo
-
Dimensões (cm): Alt. 121 x Larg. 112
-
Descrição: A pintura representa o ataque de dois cães a um canguru, animal que ocupa todo o espaço central da composição. Do lado esquerdo, encontra-se um cão de boca escancarada e que apresenta algumas feridas. Do lado esquerdo, um outro cão prepoara-se para saltar detrás de um monte de rochas. Do lado direito uma pequena árvore, meio quebrada e logo em primeiro plano, alguma vegetação. O fundo é formado por uma paisagem árida onde, por detrás das rochas, aparecem algumas construções. O céu está pintado num azul intenso, com algumas nuvens. As figuras estão pintadas sem naturalidade, com bastante rigidez. As texturas da pelagem dos animais, da vegetação ou das são dadas por finas pinceladas.
No canto inferior direito, colado directamente sobre a camada cromática um selo branco com o número 402, correspondente ao inventário Barata.
No verso, na trave inferior da grade, escrito a preto: Canguru.
A moldura é simples em madeira castanha e envernizada.
-
-
Origem/Historial: A pintura pertenceu à colecção da Biblioteca Pública de Évora. Em 1890 aparece no inventário realisado por António Francisco Barata com o número 402. Em 1 de Março de 1915 a colecção da B.P.E. é transferida para o Museu de Évora, onde a pintura permanece.
-
Incorporação: Transferência da Biblioteca Pública de Évora
-