Descrição: Em primeiro plano, numa mesa coberta com um pano vermelho, uma abóbora, um prato branco com frutos, e dois outros frutos pousados sobre uma toalha branca que pende da mesa. Por trás, um vaso de metal repleto de peras e ao lado uma garraja bojuda. Por cima, um cortinado apanhado da lao esquerdo num efeito cenográfico. Ao fundo, do lao esquerdo, uma janela que abre para o exterior. No parapeito da janela um fruteiro com pé alto, trabalhado. O pano da mesa é de um vermelho intenso, os frutos estão pintados em tons de verde e castanho, o cortinado é rosa debruado com uma fita dourada, o fundo é castanho e o céu que aparece através da janela é de um azul anil intenso.
Origem/Historial: A pintura pertenceu à colecção de D. Frei Manuel do Cenáculo Villas-Boas, Arcebispo de Évora, a qual esteve na origem da colecção da Biblioteca Pública de Évora. A 1 de Março de 1915 a colecção da B.P.E. foi transferida para o Museu de Évora.
No catálogo da colecção da B.P.E realizado por António Francisco Barata em 1890, a pintura aparece referida com o número 109.
Incorporação: Transferência da Biblioteca Pública de Évora
Bibliografia
Catálogo da Exposição "A Natureza Morta nas Colecções Alentejanas". Évora: Museu de Évora, 1999