Adoração dos Reis Magos
-
Museu: Museu Nacional Frei Manuel do Cenáculo
-
Nº de Inventário: ME 1548
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Pintura
-
Autor:
Autor desconhecido (-)
-
Datação: Século 16
-
Suporte: Madeira
-
Técnica: Óleo
-
Dimensões (cm): Alt. 112 x Larg. 82
-
Descrição: Nesta pintura está representada a cena em que os Três Reis Magos, Melchior, Gaspar e Baltasar, tendo sido guiados por um anjo ou uma estrela, vão oferecer os seus presentes, ouro incenso e mirra ao Menino Jesus. Do lado esquerdo Nossa Senhora com o Menino Jesus sentado ao colo, o qual estende os braços para um dos Reis Magos que se ajoelha perante ele de mãos postas. Este, um homem de alguma idade que tradicionalmente representa Melchior, está...
Ver mais coberto com um amplo manto de brocado dourado que lhe cobre todo o corpo, tem a seu lado no chão um chapéu com coroa que o identifica como rei e o cofre com o ouro que é a sua oferenda ao Menino. Por detrás, um homem de meia idade, Gaspar, ricamente vestido e com uma coroa na cabeça, semi -erguido, estende um pequeno frasco branco e dourado em direcção ao Menino. Por último, em pé e também ricamente vestido, Baltasar, um homem de cor, de meia idade, com um turbante cingido por uma coroa na cabeça, ergue o seu presente em direcção ao Menino.
Por detrás da Virgem em segundo plano, São José, com o rosto apoiado numa mão, encosta-se a um muro baixo, contemplando esta cena.
O fundo é formado por uma arquitectura de linhas clássicas, com grandes arcos. No meio de um dos arcos, uma figura apenas em vulto que se pode identificar com o anjo que guiou o Reis até ao local onde o Menino Jesus se encontrava. Por detrás, uma paisagem em tons suaves de azul e verde. Fechar
-
-
Origem/Historial: A pintura terá pertencido a um dos conventos de Évora, não se sabendo exactamente qual. Após a extinção desse convento foi integrada na colecção da Biblioteca Pública de Évora, a qual, a 1 de Março de 1915, foi transferida para o Museu de Évora.
-
Incorporação: Transferência da Biblioteca Pública de Évora
-