Placa de xisto
-
Museu: Museu Nacional de Arqueologia
-
Nº de Inventário: 6701
-
Super Categoria:
Arqueologia
-
Categoria: Artefactos ideotécnicos
-
Autor:
Autor desconhecido (-)
-
-
-
-
Dimensões (cm): Alt. 18,2 x Larg. 8,6 x Esp. 0,7
-
Descrição: Placa de xisto de forma trapezoidal, com um orifício de suspensão e decoração organizada em duas zonas: no topo superior ou cabeça a decoração organiza-se em torno de um triângulo central liso, ladeado por duas faixas oblíquas e convergentes de reticulado. No corpo da placa a decoração organiza-se em quatro faixas paralelas e horizontais de triângulos preenchidos a reticulado intercalados por idênticos motivos lisos.
-
-
Origem/Historial: Espólio proveniente de trabalhos de escavação realizados na Lapa da Galinha, por José de Almeida Carvalhais funcionário do MNA, sob orientação do arqueólogo Félix Alves Pereira no ano da sua descoberta - 1908.
-
Incorporação: Mandato legal.
Trabalhos arqueológicos dirigidos por Félix Alves Pereira (MNA)
-
Bibliografia
- PEREIRA, Félix Alves - "Chronica". O Arqueólogo Português, vol. XIII. Lisboa: Imprensa Nacional, 1908
- SÁ, M. Cristina Moreira de - A lapa da Galinha, Actas e Memórias do I Congresso Nacional de Arqueologia. Lisboa: Instituto de Alta Cultura, 1959
- GONÇALVES, V.S., ANDRADE, M.A., PEREIRA, A. (2014). As placas votivas (e o báculo) da lapa da Galinha, na primeira metade do 3º milénio a.n.e. Estudos Arqueológicos de Oeiras, 21, p.109-158.
- CALKER, D.S. (2020). Revisitar a Lapa da Galinha (Alcanena, Santarém): as práticas funerárias no Maciço Calcário Estremenho (4º e 3º milénios a.n.e). Universidade de Lisboa, Vol I-II.