Santíssima Trindade

  • Museu: Museu Nacional Frei Manuel do Cenáculo
  • Nº de Inventário: ME 1737
  • Super Categoria: Arte
  • Autor: Mestre Pero ; (Escultor) Autor desconhecido (-)
  • Datação: Século 14/15
  • Técnica: Pedra esculpida e policromada
  • Dimensões (cm): Alt. 138 x Larg. 42 x Esp. 33
  • Descrição: Imagem representando a Santíssima Trindade, com Deus pai, sentado, de cabelos compridos, nariz afilado, barba dividida ao meio sobre o queixo, em dois longos anéis. As vestes marcam os joelhos, em grandes pregas, e deixam entrever os dedos do pé direito. Com as mãos ergue o Cristo Crucificado, já morto, com o tronco e a cabeça fletidos para frente, as pernas voltadas para a esquerda e os pés sobrepostos. Na parte superior da cruz pousa a pomba do Espírito Santo. "Deus Pai sentado, segurando o crucifixo com o Filho morto e a pomba do espirito santo. A figura de Deus pai é algo rígida e solene, lembrando pela frontalidade e hieratismo, certas figurações de Cristo em Magestade dos timpanos românicos. Esta rigides é, no entanto, compensada pelo tratamento bastante livre dos panejamentos."(Arte Portuguesa,Vol. 4, p. 25)
  • Origem/Historial: Após a extinção das ordens religiosas, em 1834, e a consequente demolição do Convento de São Domingos de Évora, esta imagem foi transferida para o Convento dos Remédios, pertencente a Camara Municipal de Evora, e deste último para o Museu de Évora. A iconografia da Santissima Trindade, com Deus Pai sentado no trono a sustentar o Cristo morto com a pomba do Espirito Santo é muito semelhante à triologia da Trindade difundida em Portugal na Idade Média. Porém, o alongamento das proporções, a frontalidade e a estaticidade da composição transmitem a memória do Cristo Pantocrator, dominante nos ciclos narrativos dos tímpanos e portais romanos. À sua figura aparentemente estática e insensível contrapõem-se a sua postura majestosa, cabeça alta e livre e a sensibilidade demonstrada pela posição das vestes. Em contraste com a figura rigida do Pai, o Filho tem o corpo levemente curvado, que representa a posição natural do corpo sacrificado e abandonado na hora da morte.
  • Incorporação: Convento de São Domingos (Camara Municipal de Evora)

Bibliografia

  • Ai Confini della Terra, Scultura e Arte in Portugallo 1300-1500. Milão: Electa, 2000
  • RODRIGUES, Dalila; Goulão, Maria J. - Arte Portuguesa. Lisboa: Tipografia Teres, 2009

Exposições

  • Ai Confini Della Terra, Scultura e Arte in Portogallo 1300-1500

    • Palazzo dell'Arengo e Palazzo del Podestà, Rimini, Itália
    • 9/4/2000 a 3/9/2000
    • Exposição Física
  • Exposição do "Espirito Santo"

    • Sé de Évora
    • Exposição Física
  • Núcleo Provisório do Museu de Évora

    • Évora, Igreja de Santa Clara
    • Exposição Física

Multimédia

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