Pote
-
Museu: Museu Nacional Frei Manuel do Cenáculo
-
Nº de Inventário: ME 1455/1
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Cerâmica
-
Autor:
Autor desconhecido (Oleiro)
-
Datação: 1796/1820
-
-
Técnica: Pintura sobre vidrado e a aplicação de ouro
-
Dimensões (cm): Alt. 68 x Diâm. 33
-
Descrição: Pote de porcelana decorado com esmaltes policromos da "família rosa" e a ouro sobre vidrado. É um pote com forma balaústre alongada, com o colo cilíndrico e curto, e com uma tampa de encaixe em forma de cúpula que tinha três pontos de fixação para a pega (que actualmente não existe), com a aba ligeiramente curvada para baixo. Grande carga decorativa desde a base prolongando-se pelo bojo com ramos floridos, crisântemos, e folhas que cercam uma rocha. Na parte oposta, apresentam-se algumas flores soltas e borboletas. Na zona superior do bojo, a fronteira com o colo apresenta uma cercadura formando reservas, com o fundo verde, e arrendados envoltos por folhas com motivo floral ao centro. O colo está decorado com dois motivos florais. Na tampa a decoração é idêntica a da parte superior do bojo. Frete sem vidrado.
-
-
Origem/Historial: No inventário das peças pertencentes a Frei Manuel do Cenáculo Vilas-Boas, mencionam-se um conjunto de duas talhas da Índia "com suas tampas, de altura de quatro palmos" (Espanca, 1955-1956).
-
Incorporação: Biblioteca Pública de Évora
-
Bibliografia
- ESPANCA, Túlio - "Espólio Artístico de Cenáculo" in A Cidade de Évora, n.º 37-38. Évora: Câmara Municipal de Évora, 1955-1956
- RIBEIRO, J. Nunes - "Museu Regional de Évora" in Revista Panorama nº 30. Lisboa: 1946