Descrição: Pintada sobre um fundo escuro, a Virgem amamenta o Menino Jesus, que segura nos braços e que repousa uma das mãos sobre o seu peito. Ambos têm a cabeça rodeado por nimbos dourados. A Virgem encontra-se ligeiramente voltada para a esquerda e toda a composição é banhada por uma intensa luminosidade que vem dessa direção. O rosto da Virgem, as suas mãos e o véu que lhe cobre a cabeça, bem como a figura do Menino estão pintados com extrema delicadeza.
As cores são escuras e frias, realçando a luminosidade do rosto da Virgem e do Menino.
Origem/Historial: A pintura foi legada em testamento à Biblioteca Pública de Évora, juntamente com um conjunto de outras peças de pintura e escultura,pelo Doutor Francisco Eduardo Barahona, proprietário eborense que faleceu a 25 de Janeiro de 1905, Tendo ficado entregue à guarda de um familiar do doador, Miguel José de Matos Fernandes, apenas a 5 de Maio de 1923 o Legado Barahona dá entrada no já então Museu de Évora, instituição para a qual, entretanto, tinha sido transferida a colecção da B.P.E..
Para além das intervenções de restauro referidas no campo respectivo deste inventário sabe-se, através de ofício existente no Museu de Évora, dirigido à Direcção Geral do Ensino Superior e das Belas Artes e datado de 29 de Setembro de 1941, que esta pintura foi enviada para a oficina de restauro tutelada pela Direcção pois necessitava de tratamento.