Jarrão
-
Museu: Museu Nacional Frei Manuel do Cenáculo
-
Nº de Inventário: ME 1457/1
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Cerâmica
-
Autor:
Autor desconhecido (Oleiro)
-
Datação: Século 18
-
-
Técnica: Decoração sob vidrado
-
Dimensões (cm): Alt. 51,7 x Diâm. 24,5 x Esp. 0,6
-
Descrição: Jarrão de porcelana, de forma cilíndrica com bojo central, e colo em trombeta. Decoração a azul cobalto sob vidrado. Na base e no bocal tem uma faixa com decoração geométrica entrecruzada, que se repete a meio. Na parte superior, tem quatro reservas em forma de ferro de lança, cada qual com uma flor, e a representação correspondente de quatro dos Oito Objectos Preciosos : a pérola ou jóia, a pintura, os livros e a pedra sonora (cf. Mota 2000). No corpo a decoração é floral com dois tipos de motivos, delimitados por uma faixa, orientada na vertical, com motivos fitomórficos, sobre fundo azul. Frete sem vidrado, fundo plano centrado por dois filetes circulares e concêntricos.
-
-
Origem/Historial: Este jarrão está representado numa fotografia de 1946, num artigo da revista Panorama (Ribeiro, 1946), sobre o Museu de Évora.
-
Incorporação: Desconhecido
-
Bibliografia
- MOTA, Maria Manuela de Oliveira - Porcelanas Orientais da colecção do Museu Condes de Castro Guimarães. Lisboa: Fundação do Oriente/Câmara Municipal de Cascais, 2000
- RIBEIRO, J. Nunes - "Museu Regional de Évora" in Revista Panorama nº 30. Lisboa: 1946