Descrição: Cálice de base circular com moldura inferior compósita, sobrepujada por um friso relevado de folhas de acanto sobre campo de pontilhado.
Haste formada por um tambor côncavo com quatro aletas fitomórficas salientes e quatro mascarões, rematada por uma superfície convexa com ornamentação fitómorfica.
Nó constituido por uma urna circular, de secção tronco-cónica, com decoração de gomos e pequenas incisões horizontais, sobrepujada por tambor tronco-cónico com quatro aletas exentas,de cabeça de delfim e corpo fitomórfico, desenhando um S aberto. Segmento terminal da haste constituído por sequência de anéis.
Vaso hemisférico alteado com falsa copa decorada por motivos geometrizantes de laçarias, alternando com gomos lacrimais relevados, encimados por anel compósito. Copa lisa em que se destaca, sobre uma faixa de fundo tracejado inciso, delimitada por duplo filete, a inscrição gótica em epígrafe.
Incorporação: Convento do Bom Jesus de Valverde, Évora (Mitra Arquiepiscopal de Évora)
Bibliografia
Catálogo da Exposição "Arte Portuguesa, 1550-1950". Rio de Janeiro: Museu Nacional de Belas-Artes, 1965
Catálogo Ilustrado da Exposição de Arte Ornamental Portugueza e Hespanhola, nº 249. Lisboa: 1882
ESPANCA, Túlio - Inventário Artístico de Portugal, VII, Concelho de Évora, vol. I. Lisboa: Academia Nacional de Belas-Art, 1966
Exposição de Ourivesaria Portuguesa (séc XVI-XVII). Évora: 1957
Inventário do Museu de Évora, colecção de ourivesaria. Lisboa: SEC-IPM-IPCM, 1993
Exposições
Exposição Tesouros do Museu de Évora - Entre a Seda e o Ouro