Ídolo - Placa
-
Museu: Museu Nacional Frei Manuel do Cenáculo
-
Nº de Inventário: ME 4195
-
Super Categoria:
Arqueologia
-
Categoria: Artefactos ideotécnicos
-
Autor:
Autor desconhecido (-)
-
-
-
Técnica: Polimento e incisão
-
Dimensões (cm): Alt. 15,5 x Larg. 8,8 x Esp. 0,4
-
Descrição: Placa-ídolo em xisto cinzento azulado. Falta-lhe o canto inferior esquerdo, bem como algumas lascas no verso, canto superior direito. Algumas escoriações nos bordos. Apresenta algumas manchas de sujidade/ oxidação. Face e verso planos,. Recorte geométrico, com um orifício em cima, ao centro.
Decoração geométrica na face, com incisões muito profundas. Na parte superior (cerca de 3,3cm), ao centro, um triângulo com vértice para baixo, marcado nos dois lados por faixas diagonais com decoração em xadrez. Estas são ladeadas por faixas horizontais, alternadamente lisas/ xadrez. A separação para a parte inferior é feita por faixa horizontal (cerca de 0,7cm) com decoração em xadrez. Na parte inferior, 6 faixas horizontais decoradas com triângulos, estes alternadamente em xadrez (vértice para cima)/ lisos (vértice para baixo).
-
-
Origem/Historial: Anta Grande do Zambujeiro classificada como Monumento Nacional em 22/11/1974.
Desconhece-se a data exacta da recolha desta peça, mas sabe-se que Henrique Leonor Pina iniciou os trabalhos arqueológicos na Anta Grande do Zambukeiro no ano de 1964.
-
Incorporação: Colecção Henrique Leonor Pina
-