Ídolo - Placa
-
Museu: Museu Nacional Frei Manuel do Cenáculo
-
Nº de Inventário: ME 4776
-
Super Categoria:
Arqueologia
-
Categoria: Artefactos ideotécnicos
-
Autor:
Autor desconhecido (-)
-
-
-
Técnica: polimento e incisão
-
Dimensões (cm): Alt. 18,6 x Larg. 13,5 x Esp. 0,5
-
Descrição: Ídolo-placa em xisto cinzento escuro. "Cabeça" já foi colada; faltam-lhe algumas lascas no canto inferior esquerdo e na zona da "cabeça".
Face anterior plana e face posterior ligeiramente abaulada. Recorte antropomórfico (forma compósita triangular), com dois orifícios em cima, ao centro, obtidos por rotação de um furador.
Decoração unifacial, de campo dividido por faixa de separação linear. No campo superior, "cabeça" triangular (triângulo invertido), destacada do resto do corpo por dois cortes. Face figurada por dois "olhos" obtidos por rotação. Dos lados da "cabeça", triângulos ("ombros"), preenchido a traço oblíquo simples do lado direito e oblíquo em espinha do lado esquerdo.
No campo inferior, 11 faixas rectas horizontais com triângulos, preenchidos com oblíquos simples, alternadamente para a direita e para a esquerda.
-
-
Origem/Historial: Anta Grande do Zambujeiro classificada como Monumento Nacional em 22/11/1974.
Desconhece-se a data exacta de recolha desta peça: os primeiros trabalhos arqueológicos efectuaram-se em 1964 (por Henrique Leonor Pina), os últimos em 1992 (por Rui Parreira).
-
-