Ara funerária de Lúcio Fábio Valeriano
-
Museu: Museu Nacional Frei Manuel do Cenáculo
-
Nº de Inventário: ME 1717
-
Super Categoria:
Arqueologia
-
Categoria: Epigrafia
-
Autor:
Autor desconhecido (-)
-
Datação: 180/220
-
-
-
Dimensões (cm): Alt. 60 x Larg. 32,5 x Esp. 19
-
Descrição: Ara em mármore branco de Pardais, com bandas cinzento-arroxeadas, praticamente intacta. Trabalhada nas 4 faces. Capitel com frontão triangular, fóculo redondo ladeado por dois toros com uma espécie de corda a meio. Moldura de garganta encestada e filete directo. Do lado esquerdo uma espécie de pátera em baixo relevo (cercadura com umbo ao meio, diâmetro 12cm); do lado direito, um jarro para a direita, com a boca (tampa?) rudemente marcada em semicírculo com uma cavidade a meio, asa em ângulo recto (21,5 x 11,5cm). Na base, filete e moldura de garganta reversa sobre um soco com uma espécie de encaixe para uma plataforma.
Texto com tendência para a simetria. Fórmula inicial em destaque. A pontuação não foi colocada segundo as normas nem obedece a critérios rígidos de tamanho ou forma: triângulos, hera e pontos triangulares.
Caracteres capitais monumentais, com irregularidade na inclinação. Preciosismo no acabamento das letras: acentuados por pequenas barras.
Texto distribui-se por 8 linhas. Altura das letras: linha 1, 4,5cm; linhas 2, 3, 4 e 5, 3cm; linhas 6 e 7, 2,5cm; linha 8, 2,2cm.
-
-
Origem/Historial: IRCP 395
CIL 5195
Servia de material de construção da muralha romana, foi encontrada cerca de 1870 junto à Igreja da Misericórdia.
O cognome Alexandrina, de origem grega, não é frequente.
-
Incorporação: Transferência da Biblioteca Pública de Évora
-
Bibliografia
- BARATA, António Francisco - Catalogo do Museu Archeologico da Cidade de Evora. Lisboa: Imprensa Nacional, 1903
- ENCARNAÇÃO, José d' - IRCP - Inscrições Romanas do Conventus Pacensis - Subsídios para o estudo da romanização. Coimbra: Inst. Arqueolog. Fac. Letras, 1984
- ESPANCA, Túlio - Inventário Artístico de Portugal, VII, Concelho de Évora, vol. I. Lisboa: Academia Nacional de Belas-Art, 1966
- HUBNER, E. - CORPVS INSCRIPTIONUM LATINARVM, II. Berlim: ACAD. LITTERARVM REGIAE BORVSS, 1869
- PEREIRA, Gabriel - Estudos Eborenses, I, 2ª ed. Évora: Edições Nazareth, 1947
- VIVES, José - ILER. Barcelona: 1971-72