Fragmento de placa epigrafada (Teatro Romano ?)
-
Museu: Museu Nacional Frei Manuel do Cenáculo
-
Nº de Inventário: ME 1888
-
Super Categoria:
Arqueologia
-
Categoria: Epigrafia
-
Autor:
Autor desconhecido (-)
-
Datação: 1/50
-
-
-
Dimensões (cm): Alt. 36 x Larg. 39 x Esp. 9,5
-
Descrição: Fragmento de placa de mármore branco (tipo Estremoz/ Vila Viçosa), levemente côncava na zona do campo epigráfico e alisada na parte inferior. A face posterior está toscamente desbastada.
A inscrição devia ocupar apenas as três linhas que restam, mas o seu comprimento devia ser sensivelmente 60-70cm. Caracteres do tipo capital monumental quadrado, com pontos triangulares nas linhas 1 e 3. Altura das letras: linha 1, 6,8cm; linha 2, 6,5cm; linha 3, 4,3cm.
-
-
Origem/Historial: Foi retirada da parede de uma casa demolida na R. da Alcárcova de Cima (Encarnação, 1986-87).
É uma placa destinada a ser fixada num edifício (a parte inferior é alisada para facilitar a sua fixação). A diferença de tamanho das letras indica que a placa devia estar colocada de modo a ser lida por quem se situasse num plano inferior.
A palavra "SVBSEL" remete para a profissão de subselário (= fabricante de bancadas de mármore); a placa poderia ocupar a parte da frente de uma bancada (de um tatro ?), sob o assento... (Encarnação, 1986-87)
-
Incorporação: (?)
-
Bibliografia
- ENCARNAÇÃO, José d' - "Religião e Cultura na Évora dos Romanos", in A Cidade de Évora, nº69-70. Évora: C.M.E., 1986-1987