Lápide funerária de Júlia Maela
-
Museu: Museu Nacional Frei Manuel do Cenáculo
-
Nº de Inventário: ME 1820
-
Super Categoria:
Arqueologia
-
Categoria: Epigrafia
-
Autor:
Autor desconhecido (Desconhecido)
-
Datação: Século 1
-
-
-
Dimensões (cm): Alt. 43 x Larg. 53 x Esp. 7
-
Descrição: Placa funerária em mármore branco (tipo Estremoz/ Vila Viçosa). Campo epigráfico limitado por ranhura, seguida de moldura de gola directa.
O texto tem três linhas, ocupando a metade inferior do campo epigráfico. As duas primeiras linhas estão praticamente em caixa e as letras da linha 3 dispõem-se quase segundo um eixo de simetria. Caracteres actuários de inclinações variadas e pontuação triangular. Altura das letras: 4,5cm.
-
-
Origem/Historial: IRCP 453
CIL 5196
Foi encontrada na Herdade da Capela (Redondo) em 1881, indo para a Biblioteca Pública de Évora (Museu Arqueológico) em Janeiro de 1882 a pedido de Gabriel Pereira (proprietário, na altura, da herdade: D. João Martins da Silva Marques).
O uso apenas da parte inferior para a gravação do texto pode apontar para uma romanização incipiente (Encarnação, 1984), embora em alguns casos seja prepositadamente, para que a placa possa ser colocada acima da altura normal da cabeça.
-
Incorporação: Transferência da Biblioteca Pública de Évora
-
Bibliografia
- BARATA, António Francisco - Catalogo do Museu Archeologico da Cidade de Evora. Lisboa: Imprensa Nacional, 1903
- ENCARNAÇÃO, José d' - IRCP - Inscrições Romanas do Conventus Pacensis - Subsídios para o estudo da romanização. Coimbra: Inst. Arqueolog. Fac. Letras, 1984
- ESPANCA, Túlio - Inventário Artístico de Portugal, VII, Concelho de Évora, vol. I. Lisboa: Academia Nacional de Belas-Art, 1966
- HUBNER, E. - CORPVS INSCRIPTIONUM LATINARVM, II. Berlim: ACAD. LITTERARVM REGIAE BORVSS, 1869
- PEREIRA, Gabriel - Estudos Eborenses, I, 2ª ed. Évora: Edições Nazareth, 1947
- PEREIRA, Gabriel - Estudos Eborenses, II, 2ª ed. Évora: Nazareth, 1948