Descrição: Placa em mármore branco (do tipo Estremoz/ Vila Viçosa). Falta-lhe a parte inferior, que foi partida irregularmente e o ângulo superior direito está quebrado. Não foi trabalhada atrás. Campo epigráfico pouco rebaixado, limitado por ranhura seguida de moldura do tipo gola directa, com diagonal marcada nos cantos.
Inscrição ocupa cinco linhas (a superfície está rugosa, não se percebendo nada da linha 6). Caracteres monumentais quadrados, de excelente traçado, proporcionando com o corte do bisel efeitos de claro-escuro; um só ponto circular na linha 2. Paginação correcta, com alinhamento à esquerda; leitura fácil.
Altura das letras: linha 1, 7,5/8 cm; linhas 2, 3 e 4, 6,5cm; limha 5, 6cm.
Origem/Historial: Até 1982 a placa esteve na casa de Joana Camões Banha Bezelgas, na Rua do Raimundo, nº110, em Évora.
A epígrafe revela um senador, decerto originário de Évora(Maurico é um cognome que identifica vários senadores, sendo mais frequente em África) (Encarnação, 1894). Os vestígios arqueológicos da Herdade da Igreja apontam para a existência de uma "villa" (cujos donos poderiam pertencer à "gens Iulia", já referida noutros monumentos de Évora). A avaliar pelas proporções do monumento, o homenageado devia estar em início de carreira (embora isso seja dificil de determinar pois a placa está incompleta) (Encarnação, 1984).
Incorporação: Disposição testamentária de Joana Camões Banha Bezelgas
Bibliografia
ALARCÃO, Jorge de - Roman Portugal, vol.II, fasc.3. Warminster - England: Aris & Phillips LTD, 1988
Doações ao Museu de Évora 1979-1985. Évora: 1989
ENCARNAÇÃO, José d' - IRCP - Inscrições Romanas do Conventus Pacensis - Subsídios para o estudo da romanização. Coimbra: Inst. Arqueolog. Fac. Letras, 1984