Dimensões (cm): Alt. 62,4 x Diâm. d.sup.24,6; d.inf. 17
Descrição: Custódia de base triangular, assente sobre três pés de volutas com enrolamento centrado, carregado de ornatos conquiformes e moldurações chanfradas.
O arranque da haste apresenta motivos de vieiras sobre as quais assenta uma nuvem, sendo cada uma delas pontuada por um querubim relevado e inciso, preso ao corpo da peça por parafusos. Na parte inferior desta secção, ocupando os espaços entre os topos dos suportes , distinguem-se concheados plumiformes com esferas nas extermidades foliadas, unidos entre si por festões dstacados que cingem toda a estrutura.
Haste constituída por três anjos tenentes, de pé e em vulto perfeito, amparando o nó, em forma de orbe, cintado por tarja lisa, sugerindo o arco zodiacal.
No topo do globo surge uma nuvem de onde se elevam três anjos de vulto perfeito, em atitude de adoração e enlevo, adossados a um pilar triangular em que se apoia um raio inferior do hostiário.
Hostiário em forma de sol radiado com câmara central envidraçada e porta no verso, emoldurada e enquadrada por nuvens de querubins em revoada. Lúnula amovível com decoração de nuvens e querubins.
O conjunto é rematado por uma cruz florenciada, centrada porornato fitomórfico em resplendor.
Botão de pedras finas aplicadas em virolas rebatidas e soldadas.
Possui estojo próprio (inv.ºnº.1077/2)..
Incorporação: Capela da Misericórdia de Grândola
Bibliografia
Dicionário de História Religiosa de Portugal. Rio de Mouro: Circulo de Leitores, 2001
Inventário do Museu de Évora, colecção de ourivesaria. Lisboa: SEC-IPM-IPCM, 1993
Roteiro de Ourivesaria. Lisboa: SEC-IPPC, 1980
Exposições
Exposição Tesouros do Museu de Évora - Entre a Seda e o Ouro