Missal
-
Museu: Museu Nacional Frei Manuel do Cenáculo
-
Nº de Inventário: ME 904
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Ourivesaria
-
Autor:
Autor desconhecido (-)
-
Datação: Século 18
-
-
Técnica: Prata fundida, relevada e incisa.
Papel impresso
veludo
-
Dimensões (cm): Alt. 33,7 x Larg. 23,8 x Esp. 7,75
-
Descrição: Missal - Missal/ Romanum [...], Antuérpia, 1754 - encadernado em veludo carmesim, com ornamentos e fechos de prata.
Ornamentos dos cantos [ cantoneiras ] da capa e contra-capa com molduração em forma de L, dotada de linha divisória de escamas lisas e imbricadas, com as extermidades salientes e boleadas. Motivo ornamental com grande cogulho nascente de duas volutas simétricas. Fundos vazados e dois cravos de sustentação, rebitados. Badana interior para adaptação e fixação à encadernação.
Motivos centrais da capa e da contra-capa com frandela formada por duas volutas adossadas, presas por anéis, envoltas por cercadura de ramagens hipertrofiadas e com cogulhos nas extermidades superior e inferior, fazendo centrar a cruz de São João do Hospital ou de Malta. Fundos vazados e quatro cravos de sustentação, rebitados.
Os fechos são constituidos por uma sequência de ornatos com duas volutas adossadas, estranguladas nos topos por anéis e com o corpo interior em distensão, do género de" barriga-de-lulu", formando uma superfície fusiforme, alongada, saliente, lisa e brunida. As extermidadesdas volutas prolongam-se noutras volutas fechadas e com enrolamentos fitomórficos. As áreas adjacentes às dobradiças, apresentam secções de cimalha compósita. Os suportes apresentam três cravos de sustentação, rebitados.
-
-
-
Incorporação: Convento de São João do Hospital (Maltesas), Estremoz(?).
-
Bibliografia
- Inventário do Museu de Évora, colecção de ourivesaria. Lisboa: SEC-IPM-IPCM, 1993