Técnica: Barro modelado em vulto, cozido e policromado. A tecnica do recorte foi utilizada na base de madeira.
Dimensões (cm): Alt. 18 x Larg. 9,8
Descrição: Escultura de vulto do Arcanjo São Miguel de pé, frontal e com a cabeça ligeiramente inclinada para a esquerda. Enverga roupa de legionário romano. Um elmo com crista e pluma cobre-lhe a cabeça. Por baixo da couraça dourada, com pterígios nos ombros e na saia, veste uma túnica de cor verde com volumosas ombreiras. Do ombro esquerdo pende um manto com orla decorada que cai, abundantemente, nas costas e até aos pés. Ainda do mesmo ombro sai um cordão, com terminações em borla, que prende o manto a meio das costas.
Calça sandálias com grevas até ao joelho.
Assenta em base de madeira de forma retangular.
Origem/Historial: No Jornal "Bola de Neve", Guarda, Sanatório Sousa Martins 15 de Abril de 1952: "... e uma pequena estátua de S. Miguel, em terracota, propriedade do Dr. Alberto Dinis da Fonseca, que pertenceu ao falecido Marquês da Foz e que ele atribuia a Miguel Ângelo. Pode ser que não seja, mas seja de quem for é uma obra prima de escultura, como qualquer pode fácilmente verificar. ..."
No Inventário do Museu Regional da Guarda de 1949 aparece a seguinte referência: S. Miguel - Terracota propriedade do Dr. Diniz da Fonseca e mais adiante aparece S. Miguel Arcanjo oferta do Dr. Alberto Diniz da Fonseca.
Incorporação: Do Dr. Alberto Dinis da Fonseca
Bibliografia
"A Bola de Neve". Sanatório Sousa Martins Guarda: CERES, 15/4/1952
Notícias. Jornal Bola de Neve: Sanatório Sousa Martins, 15 de Abril de 1952
Revista Altitude No 7: Junta Distrital da Guarda, Julho de 1941
Roteiro do Museu da Guarda: Instituto Português de Museus / Museu da Guarda, 2004.