Retrato de D. Catarina de Bragança, Rainha de Inglaterra

  • Museu: Museu Nacional Frei Manuel do Cenáculo
  • Nº de Inventário: ME 1534
  • Super Categoria: Arte
  • Categoria: Pintura
  • Autor: Autor desconhecido (-)
  • Datação: 1662/1685
  • Suporte: Tela
  • Técnica: Óleo
  • Dimensões (cm): Alt. 99 x Larg. 86
  • Descrição: Nesta pintura está retratada D. Catarina de Bragança, Rainha de Inglaterra pelo seu casamento com Carlos II. A rainha aparece sentada, com o corpo ligeiramente voltado para a esquerda e a olhar o espectador de frente. O rosto oval, tem grandes olhos negros, o cabelo está penteado dividido ao meio e caindo em caracóis de ambos os lados. No pescoço um colar de grossas pérolas e nas orelhas brincos de pérolas em forma de pêra. Veste um vestido bastante rico, de mangas tufadas e decote amplo enfeitado com uma fiada de pérolas. A rainha está sentada numa cadeira e por detrás de sitem o manto de veludo vermelho e arminho. Do lado esquerdo, pousada sobre uma mesa, a coroa real. No fundo, um reposteiro estampado, em tons de castanho, que cai de forma natural. Embora seja um retrato de aparato, tem algum movimento que lhe é conferido pelo grande trabalhado das pregas do vestido e do manto, que são trabalhados com grande realismo, dando uma noção bem precisa das texturas.
  • Origem/Historial: A pintura pertenceu à colecção de D. Frei Manuel do Cenáculo Villas-Boas, Arcebispo de Évora vindo referida no inventário desta colecção feito após a morte de Cenáculo em 1814 como "Um painel de cinco palmos, com moldura de talha dourada, retrato de D. Catarina Rainha de Inglaterra." Esta colecção irá dar origem á colecção da Biblioteca Pública de Évora. No inventário desta colecção realizado por António Francisco Barata em 1890 a pintura aparece com o número 30 e designada como "Retrato de uma dama. Deverá ser D. Catharina, filha de D. João IV e esposa de Carlos II, rei de Inglaterra" . A 1 de Março a colecção da B.P.E. é transferida para o Museu de Évora. Desde bastante cedo a pintura tem sido referida como cópia de um retrato pintado por Sir Peter Lely. Em carta existente no Museu de Évora, dirigida ao então director Dr. Artur Goulart, é referido que a pintura poderá estar relacionada com retratos da rainha pintados por Huysmans, seu retratista favorito.
  • Incorporação: Transferência da Biblioteca Pública de évora

Bibliografia

  • CUNHA, José Gerson - Sobre o Casamento da Infanta D. Catarina de Portugal com Carlos II da Grã Bretanha. Suas medalhas e retratos. Évora: Comissão Municipal de Turismo, Jan. Dez. 1955 - 56
  • ESPANCA, Túlio - "Espólio Artístico de Cenáculo" in A Cidade de Évora, n.º 37-38. Évora: Câmara Municipal de Évora, 1955-1956
  • ESPANCA, Tulio - As Antigas Colecções de Pintura da Livraria de D. Frei Manuel do Cenáculo e dos Extintos Conventos de Évora in Cadernos de Historia e Arte Eborense. Évora: Edições Nazareth, 1949
  • ESPANCA, Túlio - Inventário Artístico de Portugal, VII, Concelho de Évora, vol. I. Lisboa: Academia Nacional de Belas-Art, 1966
  • SOARES, Ernesto - D. Catarina de Bragança, Rainha de Inglaterra. Elementos Iconográficos. Lisboa: 1947
  • SOARES, Ernesto - Dicionário de Iconografia Portuguesa, II Suplemento, V Volume,. Lisboa: Instituto de Alta Cultura, 1960
  • SOUSA, Manuel Andrade e - Dona Catarina Infanta de Portugal,Rainha de Inglaterra. Lisboa: Edições Inapa, 1994
  • PINTO, Ricardo Fernando; Espelhos de tempo, Imagens da alma. Olhares sobre alguns retratos e miniaturas do Museu de Évora, Évora 2014

Exposições

  • Personagens Portuguesas do Século XVII. Exposição de Arte e Iconografia

    • Palácio da Independência, Lisboa
    • Exposição Física

Multimédia

  • 28412.jpg

    Imagem
  • 813.JPG

    Imagem