Descrição: Retrato de corpo inteiro, ligeiramente voltado à esquerda. A dama represenatda apoia a mão esquerda numa bengala e, na mão direita, segura um lenço. Veste um vestido de corpete ajustado ao peito, de mangas abertas que deixam ver uma camisa e de saia larga que cai de forma hirta, sem qualquer pregueado. O vestido é num brocado com grandes motivos em dourado e branco, sobre fundo negro.O cabelo está penteado com pequenos caracóis dos lados da cabeça e enfeitado por um toucado negro. Nas orelhas tem brincos de pérolas e, em volta da cintura, uma cadeia de ouro fechada por um rubi e pérolas.
Do lado direito uma arca preta com ferragens sobre a qual repousa um livro. Por cima um cortinado preto debruado a dourado, repuxado de forma a deixar ver o forro vermelho, que confere uma nota de cor.
O pavimento é em losangos brancos e cast«anho dourado.
No canto superior direito o brasão dos Britos. Por cima, no topo,e pintada a dourado, a legenda: D. FRANCISCA DE BRITO HUI CHRISTOCOCOS COLLEGI AUTRIX.
Trata-se de um retrato de aparato, bastante convencional. A paleta é pouco variada, repetindo-se nos vários elementos.
Origem/Historial: A pintura pertenceu à colecção da Biblioteca Pública de Évora. No inventário desta colecção realizado por António Francisco Barata em 1890, a pintura vem referida com o número 314 e com a nota de que é proveniente do Colégio da Madre de Deus.
A colecção da Biblioteca Pública de Évora foi transferida para o Museu de Évora em 1 de Março de 1915.
Incorporação: Transferência da Biblioteca Pública de Évora
Bibliografia
ESPANCA, Túlio - Inventário Artístico de Portugal, VII, Concelho de Évora, vol. I. Lisboa: Academia Nacional de Belas-Art, 1966
PINTO, Ricardo Fernando; Espelhos de tempo, Imagens da alma. Olhares sobre alguns retratos e miniaturas do Museu de Évora, Évora 2014
Exposições
Personagens Portuguesas do Século XVII. Exposição de Arte e Iconografia