Descrição: Escultura representando São Pedro, Papa, imagem de vulto pleno, de corpo inteiro, de pé, apresenta barba encaracolada, forte bigode, com solideu na cabeça, bastão na mão esquerda que apoia com a direita, do punho direito pende uma enorme chave. Veste capa azul e túnica de cor vermelha deixando visível ponta do pé direito. Assenta em pequena base de forma quadrangular.
Origem/Historial: A escultura foi adquirida nos anos 50 ou 60 pelo director do Museu Regional da Guarda, o Dr. Joaquim Bernardo. Segundo o estudo do Dr. Sérgio de Andrade é um trabalho de expressão popular, tendo como base uma representação deste tipo iconográfico e escultórico do século XV. Época de execução não determinada, mas podendo situar-se entre os séculos XVI/XVII?.
Há espalhadas pelo país "zona centro, este" e no Museu da Arte Antiga, algumas peças deste mesmo tipo permanecendo sem identificação a(s) respectiva(s) oficina(s) e época.
Segundo o Dr. Pedro Ferrão em 2004, esta escultura, em conjunto com as duas outras esculturas Virgem entronizada com o Menino (N.º Inv: 974) e Santo António (N.º Inv: 1744), saíram da mesma oficina popular, provavelmente realizadas entre os séculos XIX - XX cujo autor se inspirou em modelos antigos.
Segundo o processo de restauro BA/85 do Instituto Português de Conservação e Restauro a policromia é posterior ao século XVIII.
Incorporação: Pelo Museu Regional da Guarda
Centro de Fabrico: Zona Centro, Este de Portugal
Bibliografia
Roteiro do Museu da Guarda: Instituto Português de Museus / Museu da Guarda, 2004.
Exposições
O Museu da Guarda no VIII Centenário do Foral de Manteigas.