Dimensões (cm): Alt. 84,9 x Diâm. d.c.19,8; d.b.21
Descrição: Custódia de base circular alterada em dois registos, delimitados por molduras de escócias lisas entre filetes. O primeiro destes registos é ornamentado por um friso de folhas de acanto relevadas, com fundo de pontilhado inciso, sobrepujado por um aro côncavo, de moldura compósita. O segundo andar apresenta decoração alternadea de querubins e festões de romãs, a do centro entreaberta, relevados sobre fundo de pontilhado inciso. Haste em secção ... Ver maisde tambor de cilindro com friso de óvulos relevados, entre motivos geometrizantes de laçarias, separados por diminutas folhas dispostas simetricamente. Anel saliente sobrepujado por registo convexo, ornado de folhas de acanto incisas, rematado por tarja lisa e friso de escamas. Nó de corpo arquitectónico em forma de templete, constituído por seis nichos com meia-cúpula e arco de volta perfeita, impostas salientes e fecho pronunciado. Os nichos estão separados por colunelos toscanos exentos, com entablamento desenvolvido, arquitrave dupla , cimácio hipertrofiado e pináculos em jeito de balaústres no enfiamento das colunas. Pseudo-cobertura campaniforme, revestida de caixotões, e dividida a cerca de dois terços da altura por um aro de coroamento com diminutos pináculos, assentes em mísulas de enrolamento, à maneira de aletas. Os caixotões são de dois tipos: os da fiada inferior, de maiores dimensões, com motivos acantiformes; os da fiada superior, com uma flor quadrifólia com central inciso. Urna oblonga relevada na orla inferior por friso de folhas de acanto sobre fundo de pontilhado, sobrepujado por moldura de laçarias incisas; dstas pendem festões de romãs, com a do centro entreaberta, rematadas por serafins em baixo e médio-relevo. O tabernáculo assenta numa base circular com os faciais guarnecidos por cartelas que molduram motivos de ponta-de-diamante, sugerindo gemas, ladeadas por dois serafins, sobre fundo de pontilhado. Ladeiam a urna duas aletas laterais com serafins, decoradas nas reservas por motivos fitomórficos e no intradorso por folhas de acanto e balaústres invertidos que ostentavam, outrora, tintinábulos. Neste sector encontra-se ainda, de cada um dos lados da peça, um parafuso de prata com cabeça dotada de orifício em forma de cruz. Tampo convexo dotado de um friso de folhas de acanto. Hostiário circular com moldura de filetes concêntricos, protegido por duas lâminas de vidro, uma das quais de encaixe móvel com fecho, e lúnula destacável, em forma de querubim duplo. Resplendor de trinta e nove raios, alternando-os de forma pontiaguda e lanceolada com os ondulados, serpentiformes e flamejantes. Este corpo descansa sobre uma moldura convexa relevada de acantos e é ladeado por quatro colunas compósitas, duas de cada lado, ornamentadas inferiormente por folhagens, assentando em plintros com os faciais decorados por sarafins e motivos fitomórficos. O conjunto, formando uma estrutura de templete, é rematado por uma arquitrave achatada, decorada por frisos com serafins, motivos fitomórficos e uma cartela central com ponta-de-diamante. Sobre esta arquitrave, existe uma cúpula bolbosa e achatada, ornamentada por uma cartela central com ornato ovalado salente, sugerindo uma gema, motivos fitomórficos e serafins e possui pináculos laterais em forma de balaústre. Encima a cúpula uma urna, ornamentada na base e cobertura por pares de costelas e enrolamentos fitomórficos, cintados por frisos de flores quadrifoliadas e pontas-de-diamante. A escultura de vulto perfeito do remate, destacável, figura Cristo Salvador, abençoando com a mão direita e sustendo na outra a cruz com o pendão. Possui estojo próprio[inv.ºn.º229/2]. Este exemplar foi certamente o oferecido ao cenóbio eborense de Santa Catarina de Sena, de religiosas da regra de São Domingos, por Soror Catarina Evangelista (1640). O Padre António Franco referiu-se-lhe na ÉI, de ca. de 1728 [1945], p.321, do seguinte modo: "Catarina Evamgelista faleceu a 10 de Abril, quinta-feira Santa; tinha dado ao Senhor uma Custódia de prata. Foi vista a subir à glòria entre o côro das Virgens". Túlio Espanca, IAP, 1965, p.35, admitiu que o hostiário resultasse de uma adaptação introduzida em época posterior da feitura da obra.
Origem/Historial: O Conjunto foi certamente o oferecido ao cenóbio eborense de Santa Catarina de Sena, de religiosas da regra de São Domingos, por Soror Catarina Evangelista (1640). O Padre António Franco referiu-se-lhe na ÉI, de ca. de 1728 [1945], p.321, do seguinte modo: "Catarina Evamgelista faleceu a 10 de Abril, quinta-feira Santa; tinha dado ao Senhor uma Custódia de prata. Foi vista a subir à glòria entre o côro das Virgens". Túlio Espanca, ... Ver maisIAP, 1965, p.35, admitiu que o hostiário resultasse de uma adaptação introduzida em época posterior da feitura da obra.
Incorporação: Convento de Santa Catarina de Sena, Évora.
Bibliografia
ESPANCA, Túlio - "Estudos Alentejanos", em A Cidade de Évora, XXXII, n.º 58. Évora: 1975
ESPANCA, Túlio - Inventário Artístico de Portugal, VII, Concelho de Évora, vol. I. Lisboa: Academia Nacional de Belas-Art, 1966
ESPANCA, Túlio - Inventário Artístico de Portugal, VIII, Distrito de Évora, 1-2. Lisboa: 1975
Exposição Retrospectiva de Arte Ornamental Portugueza e Hespanhola. Lisboa: 1882
FRANCO, Padre António - Évora Ilustrada, extraída da obra do mesmo nome do P.e Manuel Fialho. Prefácio e índices de Armando de Gusmão. Évora: Edições Nazareth, 1945
PEREIRA, Gabriel - "O Convento de Santa Catarina de Sena", in Manuelinho de Évora, 1882 - in Estudos Diversos, colectânea orgª por João Rosa, Impªuniversidade.. Coimbra: 1934
Roteiro de Ourivesaria. Lisboa: SEC-IPPC, 1980
Exposições
Exposição Retrospectiva de Arte Ornamental Portugueza e Hespanhola
Lisboa
Exposição Física
Exposição Retrospectiva de Arte Ornamental Portugueza e Hespanhola
Museu Kensington de Londres
Exposição Física
Exposição Tesouros do Museu de Évora - Entre a Seda e o Ouro