Setembro, Outubro
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Museu: Museu Nacional Frei Manuel do Cenáculo
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Nº de Inventário: ME 1270
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Super Categoria:
Arte
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Categoria: Pintura
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Autor:
Silva, Francisco da (século XVIII) (-)
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Datação: 1731
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Suporte: Madeira
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Técnica: Óleo
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Dimensões (cm): Alt. 22 x Larg. 32
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Descrição: Em primeiro plano, no canto esquerdo, um grupo de homens a trabalhar na vindima. Ao centro, uma enorme árvore da qual um homem colhe os frutos, subido a uma escada.
Ao fundo, do lado esquerdo, algumas árvores, do lado direito, casas. A paisagem, ao fundo, vai-se gradualmente diluindo e acaba por se confundir com o céu.
A pintura é toda utilizada em tons de verde, castanho, azul e creme, com alguns pontos de vermelho, cor que foi empregue nalgumas das peças de vestuário. A pincelada é larga e a camada cromárica bastante fina.
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Origem/Historial: A pintura pertenceu à coleção de D. Frei Manuel do Cenáculo Villas Boas, Arcebispo de Évora. A colecção de Cenáculo esteve na origem da colecção da Biblioteca Pública de Évora a qual, a 1 de Março de 1915, foi transferida para o Museu de Évora.
A pintura é baseada numa gravura de Antoine, Jacques ou Jean Lepoutre, gravadores franceses do século XVII. Esta gravura pertence a uma série de seis que representam os doze meses do ano (Préaud, 1993). Esta pintura representa os meses de Setembro e Outubro e no Museu de Évora existem quatro outras pinturas, de dimensões idênticas, representando Janeiro e Fevereiro (ME1274), Abril e Março (ME 769) Julho e Agosto (ME 833), Setembro e Outubro (ME1270) e Novembro e Dezembro (ME 1269), faltando apenas a representação dos meses de Maio e Junho para a série ficar completa.
Este conjunto de pinturas deverá ter pertencido à colecção de Frei Manuel do Cenáculo Villas-Boas, Arcebispo de Évora, levantando-se a hipótese de ser o conjunto de pinturas que vem referido no inventário feito após a sua morte como "Cinco paineis de palmo e meio, com moldura dourada: Países" (Espanca, 1955-56, p. 264) Também no inventário desta coleção feito por Cunha Rivara e João Rafael de Lemos aparece um conjunto de 5 pinturas com os números 335 a 339 designados como Países, que poderão ser as que aqui referidas.
A coleção Cenáculo veio dar origem à coleção da Biblioteca Pública de Évora, que este conjunto passou a integrar. No inventário manuscrito da coleção da B.P.E. feito por António Francisco Barata em 1890, as pinturas vêm referidas respectivamente com os seguintes números:
ME 769 - 267 "Combatentes a cavallo"
ME 833 - 270 "Paisagem"
ME 1269 - 265 "Paisagem"
ME 1270 - 271 "Paisagem"
ME 1274 - 268 "Paisagem, dansa"
Também na relação da coleção de pintura da B.P.E. aparecem as pinturas referenciadas com os números 78, 80, 81, 84 e 85.
A 1 de Março de 1915 a coleção da B.P.E. foi transferida para o Museu de Évora.
No campo referente às observações, na ficha de inventário do museu, é referido que a pintura foi levada pelo Dr. Mário Chicó para Lisboa, com o fim de ser restaurado e que, a dada altura, não se conseguia localizar a pintura. Esta terá sido reencontrada pelo Dr. Pedro Dias, Director do Museu Machado de Castro e entregue no, então, IPPC em 11 de Setembro de 1985. A 7 de Outubro do mesmo ano, o presidente daquela instituição entregou a pintura ao Museu de Évora.
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Incorporação: Transferência da Biblioteca Pública de Évora
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Bibliografia
- PEREIRA, Gabriel - A collecção de desenhos e pinturas da Bibliotheca d'Évora em 1884. Lisboa: Officina Typographica, 1903
- PRÉAUD, Maxime - Graveurs du XVIIe siècle. Antoine, Jacques et Jean Lepautre, 1ª parte. Biblioteca Nacional de Paris: Paris, 1993