Trânsito de São Francisco
-
Museu: Museu Nacional Frei Manuel do Cenáculo
-
Nº de Inventário: ME 617
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Pintura
-
Autor:
Autor desconhecido (Pintor)
-
Datação: Século 17
-
Suporte: Madeira
-
Técnica: Óleo
-
Dimensões (cm): Alt. 110 x Larg. 76
-
Descrição: A pintura representa a morte de são Francisco, que se encontra deitado no seu leito rodeado por três outros franciscanos. A cama onde o santo jaz, encontra-se disposta numa linha diagonal, ocupando o canto inferior esquerdo da pintura. Pintada em branca, sobre ela dispõem-se alguns almofad~oes sobre os quais o santo repousa e que formam uma linha ascendente. São francisco encontra-se aqui deitado, vestido com o hábito dos franciscanos. De olhos fechados, segura na mão direita uma vela acesa e da sua boca parte um a mancha de luz que envolve a sua alma que se eleva aos céus. A alma do santo aparece como uma figura humana, masculina, sem qualquer roupa mas tonsurada e de mãos postas. A cabeça do santo aparece envolvida por um halo de luz.
Do lado esquerdo, à cabeceira do santo, aparece um jovem frade com a cabeça coberta pelo capuz. Do lado direito, um jovem frade reza a partir de um livro vermelho que segura sobre o santo. Por detrás, um outro monge de mãos postas.
Toda a pintura apresenta uma enorme rigidez, as figuras são pouco proporcionadas, estáticas e a noção de profundidade procura ser dada pela escala das figuras que vai diminuindo.
A gama cromárica é muito pouco variada, sendo toda a pintura em ton de negro, cinzento e branco, não sendo possível uma maior pormenorização a este nível dado o elevado grau de sujidade da pintura.
-
-
-
Incorporação: Transferência da Biblioteca Pública de Évora
-