A Virgem com o Menino ladeada por São Bernardo e São Domingos
-
Museu: Museu Nacional Frei Manuel do Cenáculo
-
Nº de Inventário: ME 600
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Pintura
-
Autor:
Autor desconhecido (Pintor)
-
Datação: Século 17
-
Suporte: Madeira
-
Técnica: Óleo
-
Dimensões (cm): Alt. 35 x Larg. 70
-
Descrição: Painel de madeira, de forma rectangular, sobre o comprido e que ainda se encontra inserido em parte de uma estrutura de madeira.
Apesar de ainda apresentar grandes faltas na camada cromática, nomeadamente nas extremidades da pintura, é visível. ao centro da composição, a Vrgem, sentada, com o Menino Jesus ao colo. Do seu lado esquerdo encontra-se São Bernardo e do lado direito São domingos. A Virgem encontra-se sentada, com o rosto ligeiramente voltado à esquerda, com o corpo seguindo um movimento sinuoso. A mão esquerda encontra-se erguida à altura do peito e com a mão direita segura o Menino. O rosto, de forma oval, é bastante delicado e as mãos são finas e longas. Veste um vestido rosa e um manto azul envolve-lhe o colo e as pernas. Na cabeça tem um véu branco. O Menino Jesus tem um rosto delicado, de testa alta e cabelos louros. Encontra-se despido, apenas envolto por um véu transparente e inclina-se em direcção de São Domingos para quem estende as mãos. São Domingos, vestido com o hábito branco e negro dos dominicanso, ajoelha-se perante o Menino, com as mãos estendidas na sua direcção. è uma figura volumosA.
Do lado esquerdo, encontra-se São Bernardo, ajoelhado e inclinado de mãos estendidas, perante a Virgem. Desenhado de perfil, o seu rosto tem traços miúdos e as mãos são longas e de dedos finos, que contrastam com o corpo que apresenta um maior volume.
O chão é castanho e o fundo em tons de verde.
-
-
Origem/Historial: A pintura pertenceu ao convento de Santa Clara, de évora, onde estaria colocada na Capela do Capítulo, fazendo parte de um retábulo (Espanca, 1949). Em 1945, após a extinção do convento, a pintura foi incorporada na colecção da Biblioteca Pública de Évora e a 1 de março de 1915, tal como o resto da colecção da B.P.E., foi transferida para o Museu de Évora.
-
Incorporação: Tranasferência da Biblioteca Pública de Évora
-