Descrição: No canto inferior esquerdo, um homem de idade ajoelhado no chão, tosquia uma ovelha que segura no colo. Ao seu lado um rapaz ajuda-o nesta tarefa e junto a eles, no chão, a pele já tosquiada. Ao meio da pintura um grupo de ovelhas. Do lado direito, um outro grupo formado por duas mulheres e dois rapazes. Uma das mulheres, ajoelhada no chão, segura uma concha e uma malga, preparando-se para servir algo de um tacho que está sobre um pano branco colocado no chão. Sobre esse pano, vê-se um garfo e uma colher, ao lado, um cesto do qual sai um apno e um fruto. De pé , por detrás um jovem. A outra mulher encontra-se sentada e encostada a ela, de costas voltadas, um jovem com uma malga na mão. Todos eles vestem roupas de grande simplicidade.
Por detrás, uma paisagem, no qual se vêm algumas pessoas, casas, etc.
Na parte inferior da pintura, a legenda "ESTATE".
Origem/Historial: A pintura pertenceu à colecção de pintura de D. Frei Manuel do Cenáculo Villas-Boas, Arcebispo de Évora. No inventário desta colecção realizado em 1914, após a morte do arcebispo, a pintura vem referida como estando situada na "Terceira sala de quina" e sob a designação de "Tosquia" (Espanca, 1955-56, p.235). A colecção Cenáculo esteve na origem da colecção da Biblioteca Pública de Évora a qual, a 1 de Março de 1915, foi transferida para o Museu de Évora.
Incorporação: Transferência da Biblioteca Pública de Évora
Bibliografia
ESPANCA, Túlio - "Espólio Artístico de Cenáculo" in A Cidade de Évora, n.º 37-38. Évora: Câmara Municipal de Évora, 1955-1956