Cálice
-
Museu: Museu Nacional Frei Manuel do Cenáculo
-
Nº de Inventário: ME 181/1
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Ourivesaria
-
Autor:
Autor desconhecido (Ourives)
-
Datação: Século 18
-
-
-
Dimensões (cm): Alt. 27,7 x Diâm. 9,15
-
Descrição: Cálice de base arredondada, mistilínea, com moldurações, orlada de estrias relevadas e incisas, formando um torçal simples. Parte superior dividida em seis paineis com volutas de laçarias concheados e hastes vegetais, sobre fundo de pontilhado liso e escamiforme.
Anel de separação hexagonal, moldurado.
Haste com dois anéis triangulares salientes, o inferior ornado por volutas com extradorso estriado e flores quadrifólias de pétalas trilobadas...
Ver mais, e o superior - mais diminuto - por volutas e palmetas.
Nó triangular em forma de urna, com estípides sobrepujadas por conchas e decoradas por enfiamentos de folhas enroladas, folhas de acanto e volutas com o extradorso estriado. As superfícies intercalares apresentam uma cartela central de interior liso e brunido, coroada, e folhagens pendentes nos enrolamentos inferiores.
Anel superior triangular com folhas de acanto nos ângulos e flores sextifólias de centro semi-esférico, relevado, sobre fundo de pontilhado.
Falsa copa de rebordo recordado, mistilíneo, ornada por volutas de concheados e flores, folhas polilobadas e outros motivos vegetalistas.
Copa lisa, campaniforme. Fechar
-
-
-
-
Bibliografia
- Inventário do Museu de Évora, colecção de ourivesaria. Lisboa: SEC-IPM-IPCM, 1993
- Roteiro de Ourivesaria. Lisboa: SEC-IPPC, 1980