Santa Luzia
-
Museu: Museu Nacional Frei Manuel do Cenáculo
-
Nº de Inventário: ME 487
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Pintura
-
Autor:
Pintor (Pintor)
-
Datação: Século 16
-
Suporte: Madeira
-
Técnica: Óleo
-
Dimensões (cm): Alt. 25 x Larg. 9
-
Descrição: Pequena pintura a óleo sobre madeira. Santa Luzia, identificada pela bandeja com os olhos, seu atributo iconográfico, aparece representada de corpo inteiro, de pé, ligeiramente voltada à direita. Na mão direita segura a palma dos mártires.
A santa encontra-se penteada e vestida de forma anacrónica. Tem uma camisa branca de mangas amplas, corpete vermelho e saia amarelo dourado e, sobre o ombro esquerdo tem uma capa vermelha que cai até aos pés. O cabelo está penteado ao ao alto, preso por uma tiara.
Os olhos encontram-se depostos numa bandeja circular, cinzenta que a santa segura à altura do peito.
A santa encontra-se sobre uma superfície lisa, castanha, que vai até dois terços da pintura, e a parte superior é verde acastanhado.
A moldura é dourada e verde.
-
-
Origem/Historial: Na relação feita por Cunha Rivara das pinturas existentes nos conventos de religiosas de Évora em 1845, publicada por Espanca, aparecem mencionadas como existentes no Convento do Salvador duas pinturas em madeira, pequenas, representando Santa Catarina e "Outra Santa" (Espanca, 1949, p.45). Provavelmente trata-se da pintura aqui inventariada e de uma outra pintura também pertencente ao Museu de Évora, com o número de inventário ME 1117, representando Santa Catarina, de dimensões e características semelhantes. Há no entanto que confirmar estas informações, atrvés de uma investigação mais detalhada.
Após a extinção do Convento, em 1886, as pinturas deverão ter ingressado na Biblioteca Pública de Évora colecção que, a 1 de Março de 1915, foi transferida para o Museu de Évora.
Por despachos de 1958 e de 14 de Março de 1969 as duas pinturas referidas foram cedidas a título de depósito precário ao Governo Civil de Évora, e entretanto devolvidas.
-
Incorporação: Transferência da Biblioteca Pública de Évora
-
Bibliografia
- ESPANCA, Tulio - As Antigas Colecções de Pintura da Livraria de D. Frei Manuel do Cenáculo e dos Extintos Conventos de Évora in Cadernos de Historia e Arte Eborense. Évora: Edições Nazareth, 1949