Páris
-
Museu: Museu Nacional Frei Manuel do Cenáculo
-
Nº de Inventário: ME 519
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Pintura
-
Autor:
Autor desconhecido (Pintor)
-
Datação: Século 17
-
Suporte: Tela
-
Técnica: Óleo
-
Dimensões (cm): Alt. 88 x Larg. 127
-
Descrição: Nesta pintura está representado Páris, filho mais novo de Príamo e de Hécuba, a quem foi feita a previsão de que iria ser a causa da destruição de Tróia. Para evitar tal desgraça, seu pai foi aconselhado a matá-lo à nascença. No entanto, a sua mãe em vez de o matar mandou expô-lo no Ida acabando Páris por ser criado por alguns pastores que o recolheram.
Nesta pintura, Páris aparece no centro da pintura, sentado no chão, tendo a envolvê-lo um ...
Ver maismanto rosa que apenas parcialmente cobre a sua nudez. É um homem jovem, forte, de barbas e cabelos negros. À sua volta encontra-se um rebanho de ovelhas e, junto a si, na parte central, repousa um cão. Mais ao fundo, do lado direito, uma cabra castanha e branca come as folhas de uma árvore sobre a qual apoia as patas dianteiras.
Do lado direito, a meio do monte, a entrada de uma gruta. Do lado direito, a pintura abre-se sobre uma paisagem que se desenvolve em profindidade.
A gama cromática desta pintura não é muito variada, destacando-se o rosa utilizado no manto de Príamo, trabalhado num intenso pregueado. A luz incide sobre a figura de Príamo.
Fechar
-
-
Origem/Historial: A pintura pertenceu à colecção de D. Frei Manuel do Cenáculo Villas-Boas, Arcebispo de Évora, vindo referida nos dois inventários que se conhecem desta colecção. Assim, na relação feita por Cunha Rivara e João Rafael de Lemos a pintura aparece com o número 71, como "Loth pastoreando seus gados" (Espanca,1949, p.20). No inventário feito em 1814, após a morte de Cenáculo, aparece apenas como "Loth" Espanca, 1955-56, p.260)
A colecç...
Ver maisão Cenáculo esteve na origem da colecção da Biblioteca Pública de Évora a qual. a 1 de Março de 1915, foi transferida para o Museu de Évora.
No inventário da colecção da B.P.E. feito por António Francisco Barata em 1890 a pintura aparece referida com o número 96 e identificada como "Paisagem, pastor, ovelhas" sendo a sua autoria atribuida a Rosa de Tiboli. Identificação semelhante aparece na relação da coleção de pintura feita por Gabriel Pereira em 1884, onde a pintura aparece com o número 168, como. "Tela. Paisagem, pastor e ovelhas; o pastor parece um estudo do nú" (Pereira, 1903).
Actualmente a pintura encontra-se cedida a título de depósito à Pousada dos Lóios. em Évora, desde Março de 1965. Fechar
-
Incorporação: Transferência da Biblioteca Pública de Évora
-
Bibliografia
- ESPANCA, Túlio - "Espólio Artístico de Cenáculo" in A Cidade de Évora, n.º 37-38. Évora: Câmara Municipal de Évora, 1955-1956
- ESPANCA, Túlio - As Antigas Colecções de Pintura da Livraria de D. Frei Manuel do Cenáculo e dos Extintos Conventos de Évora in A Cidade de Évora, nº 17 - 18. Évora: C.M.E., 1949
- PEREIRA, Gabriel - A collecção de desenhos e pinturas da Bibliotheca d'Évora em 1884. Lisboa: Officina Typographica, 1903