Santo António Pregando aos Peixes
-
Museu: Museu Nacional Frei Manuel do Cenáculo
-
Nº de Inventário: ME 623
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Pintura
-
Autor:
Autor desconhecido (Pintor)
-
Datação: Século 16
-
Suporte: Madeira
-
Técnica: Óleo
-
Dimensões (cm): Alt. 75 x Larg. 39
-
Descrição: Em primeiro plano, do lado direito Santo António que se encontra na margem de um lago, pregando a um cardume de peixes que é visível do lado esquerdo, no canto inferior da pintura. O santo encontra-se virado para a esquerda, ligeiramennte inclinado. Veste o hábito dos franciscanos, tem os pés descalços, na mão esquerda segura um crucifixo bastante comprido que apoia no ombro e ergue a mão direita, com o indicador estendido. Por detrás do santo o tronco e o início dos ramos de uma árvore. Do lado esquerdo, no canto inferior, o cardume de peixes que se dispõe de uma forma muito esquemática. O lago prolonga-se e no meio vêem-se duas ilhas. Em dimensões bastante mais reduzidas vêem-se dois barcos a navegar e, do outro lado do lago, uma cidade e alguns montes. O céu é em cinzento escuro.
A pintura é bastante rigída, esquemática pintada numa gama cromática pouco variada, em tons de cinzento, castanho, creme verde e azul acinzentado.
A moldura é verde e dourada.
-
-
Origem/Historial: A pintura pertencia ao Convento de Santa Clara de Évora e estaria colocada na Capela de Santo António, na varanda. Após a extinção do convento a pintura deu entrada na colecção da Biblioteca Pública de Évora. A 1 de Março de 1915 a colecção da B.P.E. foi transferida para o Museu de Évora.
-
Incorporação: Transferência da Biblioteca Pública de Évora
-
Bibliografia
- ESPANCA, Tulio - As Antigas Colecções de Pintura da Livraria de D. Frei Manuel do Cenáculo e dos Extintos Conventos de Évora in Cadernos de Historia e Arte Eborense. Évora: Edições Nazareth, 1949