Cartucheira de caça
-
Museu: Museu Nacional dos Coches
-
Nº de Inventário: AR 0019
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Armas
-
Autor:
Autor desconhecido (-)
-
Datação: 1750/1775
-
-
Técnica: Latão fundido: ferro forjado.
-
Dimensões (cm): Comp. 106 x Alt. 8
-
Descrição: Cartucheira para catorze cartuchos em couro castanho revestido a veludo de seda carmesim (de Veneza?), guarnecido de galão de passamanaria dourado. O cinturão é forrado na parte posterior a camurça branca e possui passadeira móvel agaloada e fivela metálica de secção rectangular com um único fusilhão, contrário, em ferro forjado.
A cartucheira propriamente dita, de cabedal, possui pála recortada em carena e catorze tubos alinhados, destinados a receber os respectivos cartuchos. Uma segunda pála, de maiores dimensões e sobreposta à primeira, em camurça e veludo agaloado, fecha por meio de três presilhas de cabedal dispostas verticalmente. Possui rasgo para receber travessões, também de cabedal, ligados a pequenos francaletes fixos na parte inferior da cartucheira, servindo de porta-caça.
De ambos os lados da cartucheira existe uma pequena bolsa em camurça e veludo, destinada a receber as pedras de sílex; fecha por meio de cordão bicolor entrançado (azul e vermelho), rematado por agulhetas metálicas. Todas as partes constitutivas da peça estão cosidas ao cinturão.
-
-
-
Incorporação: Palácio Real de Queluz.
-
Bibliografia
- SOUSA, José de C. da Silva e - Reais Propriedades de Queluz - Guia de Remessa. Queluz: 24 Outubro 1908