Espadim de Uniforme à portuguesa de Trintanário da Casa Real
-
Museu: Museu Nacional dos Coches
-
Nº de Inventário: F 1198
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Armas
-
Autor:
Autor desconhecido (-)
-
Datação: 1870/1895
-
-
Técnica: Latão fundido em molde e soldado.
-
Dimensões (cm): Comp. 105 x Larg. 15
-
Descrição: Espadim de Traje Ocupacional constituída por lâmina de aço e empunhadura de latão.
A lâmina, de dois gumes, é larga e delgada. A empunhadura é formada por punho oblongo com base prismática e castão ov óide, guarda-mão e guardas unidos numa só peça e copos de tigela.
Os copos têm a forma de um coração moldurado e facetado para receber as guardas, com argola de ligação no topo. O punho flui de uma base de secçao octogonal e é atravessado pelas guardas troncocónicas, bifurcadas à direita de modo a formar o guarda-mão. Na parte central do punho, delimitada por dois anéis moldurados, a decoração é composta por bandas lisas transversais e motivos encordoados, em alternância. O castão é atravessado longitudinalmente por uma haste de aço que sustenta a empunhadura e termina em semiesfera.
A espada possui bainha de couro preto, com ponteira e bocal de latão. Ambas as peças metálicas são recortadas e decoradas com três bandas paralelas e o bocal tem soldado um botão oval e canelado.
-
-
Origem/Historial: Espada de fardamento "à portuguesa" para Trintanário.
-
Incorporação: Administração da extinta Casa Real. Fundo Antigo do Museu.
-
Bibliografia
- FREIRE, Luciano - Catálogo Descritivo e Ilustrado do Museu Nacional dos Coches. Lisboa: 1923
- KEIL, Luís - Catálogo do Museu Nacional dos Coches, 1943. Lisboa: 1943
- Relação dos Objectos que Constituem Bens da Coroa e que Achando-se a Cargo da Repartição das Reais Cavalariças foi Entregue ao Museu Nacional dos Coches, em 3 de Setembro de 1908 (MNC - Doc. 3619). Lisboa: 3 Set 1908