Espadim de Uniforme de Moço Fidalgo da Casa Real
-
Museu: Museu Nacional dos Coches
-
Nº de Inventário: F 1181
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Armas
-
Autor:
Autor desconhecido (-)
-
Datação: 1833/1861
-
-
Técnica: Bronze fundido em molde, soldado, recortado e laminado.
-
Dimensões (cm): Comp. 86 x Larg. 12
-
Descrição: Espadim de traje militar composto por lâmina triangular em aço e empunhadura em bronze dourado com aplicações de madrepérola nas platinas do punho. Possui bainha de pele branca, com guarnições douradas: bocal com botão de suspensão e ponteira cinzelada.
O punho, ligeiramente bojudo, tem as faces anterior e posterior - platinas - revestidas a madrepérola e as laterais, mais estreitas, chapeadas a bronze cinzelado com motivos vegetalistas formando friso definido por filetes lisos. Na face anterior, destaca-se um escudo de tipo inglês contendo as iniciais de D. Pedro V, sobrepujado por coroa real fechada. O castão semicircular apresenta no anverso uma cabeça de guerreiro relevada e enquadrada por decoração de cariz fitomórfico. O guarda-mão assemelha-se a duas pilastras com capitéis de acantos e fuste lavrado, que convergem para uma medalhão oval onde se inscreve uma cabeça de leão.
As guardas são estreitas, descrevendo um pequeno semicírculo na parte posterior e outro maior e recortado na face oposta. Este último é limitado por duas cabeças de leão colocadas nos ângulos superiores. Ao centro, um escudo de tipo francês de campo liso, circundado por coroa de louros e troféus militares e encimada por coroa fechada.
(E.N)
Uniforme constituído por Casaca em fazenda de lã encarnada; calças de camurça; chapéu armado; cinturão e pála para espadim e espadim.
(E.N)
-
-
Origem/Historial: O espadim faz parte de um uniforme de Moço Fidalgo da Casa Real, a época de D. Pedro V e foi usado pelo Conselheiro Veríssimo Máximo de Almeida Nogueira da Gama (1802-1886), que foi Escrivão dos Filhamentos da Nobreza do Reino e director da Mordomia-mor da Casa Real, desde 1833 até à data da sua morte.
A peça foi oferecida ao Museu pelo genro do antigo proprietário.
-
Incorporação: Luís d' Arenas de Lima, Ministro Plenipotenciário.
-
Bibliografia
- KEIL, Luís - Catálogo do Museu Nacional dos Coches, 1943. Lisboa: 1943
- SILVA, Maria Madalena de Cagigal e - Armaria (Selecção), in Museu Nacional dos Coches, Livro de Ensaios nº 8. Lisboa: MNC, 1978