Técnica: Prata fundida em molde, soldada, repuxada, recortada, cinzelada, passada à fieira e emalhada.
Dimensões (cm): Comp. 73 x Alt. c. 30 x Larg. c. 23
Descrição: Cabeçada em couro castanho pespontado, com guarnições de prata e cisgola em malha de prata.
As correias estruturais apresentam inúmeras aplicações em prata repuxada e recortada, cuja decoração consiste em dois elementos em "S", um dos quais perlado, definidos por molduras estriadas. Estas aplicações rectangulares e móveis, fixam-se ao suporte por meio de uma tira de couro que as atravessa e organiza em fiada. Na testeira e na focinheira, existem ainda pequenos pingentes lanceolados e maciços, que se ligam às restantes guarnições por meio de argola.
A testeira apresenta-se incompleta, pelo que da decoração original subsistem apenas nove pendentes; liga-se à focinheira por meio de quatro segmentos em malha de prata, rematados por chaparia do mesmo, com decoração geométrica incisa e argola. Estes segmentos confluem para uma placa central em forma de estrela de oito pontas, de cuja extremidade inferior pende um crescente lunar antopomorfizado e com as pontas unidas. O mesmo esquema do frontal é repetido na parte posterior da cabeçada, interligando a cachaceira (onde subsiste o encaixe do cocar de plumas) à testeira. Aqui, a decoração das correias consiste numa chapa de prata contínua e articulada, contendo motivos geométricos incisos e rematada por botões relevados, ornamentados com aletas, concheados e gomos espiralados.
A cisgola, em malha de prata larga, ostenta duas aplicações prismáticas com a mesma decoração geométrica descrita. Da corrente pende uma coroa aberta que, por sua vez, sustenta outro crescente antropomórfico.
A cabeçada tem apensas duas peças em prata que não lhe pertencem.
Incorporação: Leiloeira "Dinastia".
Centro de Fabrico: Norte de África
Bibliografia
TAVARD, Christian-Henri - L'Habit du Cheval. Fribourg: Office du Livre, 1975