Estribo à inglesa de Arreio de montada de sota para arreio de tiro (Armas D. João VI, príncipe Regente (?)
-
Museu: Museu Nacional dos Coches
-
Nº de Inventário: A 0879
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Meios de transporte
-
Autor:
Autor desconhecido (-)
-
Datação: 1795/1820
-
-
Técnica: Cobre fundido em molde, soldado e dourado.
-
Dimensões (cm): Comp. 12,8 x Alt. 12,8 x Larg. 6
-
Descrição: Par de estribos de aro largo e bojudo, em cobre dourado. A soleira e as guardas constituem uma só peça unida na extremidade superior por duas traves paralelas de diferentes espessuras que substituem a argola para suspensão dos loros.
A soleira é plana e fusiforme, sem douradura na face interna. As guardas, contracurvadas, são decoradas com as armas reais portuguesas em escudo oval (armas de D. João VI , Principe Regente (?) inscritas em coroa de louros e sobrepujada por coroa real fechada. Todos os elementos heráldicos são relevados, contrastando com os motivos fitomórficos que rematam superiormente os arcos, desenhados sobre fundo rugoso.
Escudo oval vermelho. No campo sete castelos dispostos 1-2-2-2. Ao centro cinco escudetes dispostos 1-3-1 carregados de cinco besantes. Entre o escudo e a coroa real, flor de lis. A coroa possui diadema estriado e cinco hastes perladas, à excepção da central que é lisa. è encimada por semi esfera e cruz grega.
Possivelmente pertencem às montadas de sota de um arreio de seis cavalos.
-
-
-
Incorporação: Administração da extinta Casa Real. Fundo antigo do Museu.
-
Bibliografia
- Inventário de Todos os Bens Móveis e Semoventes que Existiam no dia 31 de Janeiro de 1908 no Museu dos Coches Reais (MNC - Doc. 3618/3618-A): 31 Janeiro 1908
- Relação dos Objectos que Constituem Bens da Coroa e que Achando-se a Cargo da Repartição das Reais Cavalariças foi Entregue ao Museu Nacional dos Coches, em 3 de Setembro de 1908 (MNC - Doc. 3619). Lisboa: 3 Set 1908