Estribo à inglesa de arreio de montada de sota (Armas de D. João VI, príncipe regente (?)
-
Museu: Museu Nacional dos Coches
-
Nº de Inventário: A 0880
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Meios de transporte
-
Autor:
Autor desconhecido (-)
-
Datação: 1795/1820
-
-
Técnica: Bronze fundido em molde e soldado.
-
Dimensões (cm): Comp. 13,5 x Alt. 12,2 x Larg. 6
-
Descrição: Par de estribos de arco fino e contracurvado, de secção plano-convexa, decorados com as armas reais portuguesas em escudo oval relevado. O arco é rematado superiormente por duas traves paralelas, de diferentes espessuras, que servem de argola para suspensão dos loros. O escudo oval, contendo as armas reais, inscreve-se numa coroa de louros e é sobrepujado por elementos fitomórficos incisos. A soleira é lisa e fusiforme.
Armas reais em escudo oval, No campo sete castelos dispostos 1-2-2-2. Ao centro cinco escudetes dispostos 1-3-1 carregados de cinco besantes. Entre o escudo e a coroa real, flor de lis. A coroa possui diadema estriado e cinco hastes perladas, à excepção da central que é lisa. è encimada por semi esfera e cruz grega.
Possivelmente pertencem às montadas de sota de um arreio de seis cavalos. Possivelmente pertencem às montadas de sota de um arreio de seis cavalos.
-
-
-
Incorporação: Administração da extinta Casa Real. Fundo antigo do Museu.
-
Bibliografia
- FREIRE, Luciano - Catálogo Descritivo e Ilustrado do Museu Nacional dos Coches. Lisboa: 1923
- Inventário de Todos os Bens Móveis e Semoventes que Existiam no dia 31 de Janeiro de 1908 no Museu dos Coches Reais (MNC - Doc. 3618/3618-A): 31 Janeiro 1908
- KEIL, Luís - Catálogo do Museu Nacional dos Coches, 1943. Lisboa: 1943
- Relação dos Objectos que Constituem Bens da Coroa e que Achando-se a Cargo da Repartição das Reais Cavalariças foi Entregue ao Museu Nacional dos Coches, em 3 de Setembro de 1908 (MNC - Doc. 3619). Lisboa: 3 Set 1908