Estribo de caixa à portuguesa de arreio de montada
-
Museu: Museu Nacional dos Coches
-
Nº de Inventário: A 0693
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Meios de transporte
-
Autor:
Autor desconhecido (-)
-
Datação: 1775/1790
-
-
Técnica: Bronze fundido em molde, soldado, levantado, recortado e cinzelado.
-
Dimensões (cm): Comp. 21,7 x Alt. 16 x Larg. 14
-
Descrição: Par de estribos em madeira, de secção rectangular, com guardas semicirculares. A face superior da caixa, convexa, é revestida a chaparia de bronze formando cercadura vegetalista em estilo "rocaille", dentro da qual se inscreve uma composição de cariz fitomórfico sobre fundo estriado. Na metade inferior, um laço e folhas alongadas desenham um círculo imperfeito, ao centro do qual se destacam três flores; num segundo registo, os ornatos recortados organizam-se segundo os contornos de um triângulo isósceles.
Sensivelmente a meio, o estribo é cingido por moldura em bronze maciço, que repete a decoração descrita, sobrepujada por argola eslíptica para suspensão dos loros com decoração incisa.
Sob a soleira, foram cravadas duas outras molduras de reforço, reviradas sobre as guardas e rematadas por motivo concheado vazado ao centro.
-
-
Origem/Historial: Embora tenha sido atribuído o mesmo nº de ordem a ambos os estribos aquando da sua incorporação no MNC estes apresentam diferenças, em primeiro lugar há que assinalar a diferença de peso e de dimensões; o estribo mais pequeno é o mais pesado, facto que se explica pelo tipo de madeira utilizado na construção das caixas. Uma delas é clara, da cor da nogueira e a outra bastante mais escura e nodosa , mogno.Podem não ter sido feitos para emparelhar, podendo mesmo um deles ser posterior. (EGP)
-
Incorporação: Administração da extinta Casa Real. Fundo antigo do Museu.
-
Bibliografia
- KEIL, Luís - Catálogo do Museu Nacional dos Coches, 1964,4ª ed.. Lisboa: 1964