Estribo de Caixa à Portuguesa de arreio de montada
-
Museu: Museu Nacional dos Coches
-
Nº de Inventário: A 0698
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Meios de transporte
-
Autor:
Autor desconhecido (-)
-
Datação: 1750/1775
-
-
Técnica: Bronze dourado, fundido em molde, soldado, levantado e recortado.
-
Dimensões (cm): Comp. 23 x Alt. 16 x Larg. 14,5
-
Descrição: Par de estribos em madeira, de secção rectangular e com guardas semicirculares. Na face superior, convexa, tem guarnições de bronze dourado, dominadas por composição de cariz fitomórfico sobre fundo estriado delimitada por cercadura "rocaille" (aletas voltadas, alternadamente, à esquerda e à direita). Na base, um elemento concheado encimado por aletas cruzadas e cinco rosetas formando grinalda. Na metade superior da composição, os ornatos vegetalistas são recortados e inscrevem-se num triângulo imaginário, cujo vérice superior é definido por flor semi-aberta.
Sensivelmente a meio da caixa, uma moldura de metal fundido decorada com aletas e concheados, serve de suporte à argola para suspensão dos loros; esta, tem secção elíptica e é ornamentada com motivos incisos.
A soleira é reforçada por duas outras molduras reviradas sobre as guardas e rematadas por motivo concheado vazado ao centro.
-
-
-
Incorporação: Administração da extinta Casa Real. Fundo antigo do Museu.
-
Bibliografia
- BESSONE, Silvana - Museu Nacional dos Coches, Lisboa. Lisboa: IPM/Paribas, 1993
- KEIL, Luís - Catálogo do Museu Nacional dos Coches, 1964,4ª ed.. Lisboa: 1964
- SANTOS, Armando Vieira - "Algumas Considerações sobre os Coches em Portugal", in Arte Portuguesa, II - As Artes Decorativas. Lisboa: Ed. Excelsior, s.d.