Estribo de caixa à portuguesa (chinela) de arreio de montada de amazona
-
Museu: Museu Nacional dos Coches
-
Nº de Inventário: A 0720
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Meios de transporte
-
Autor:
Autor desconhecido (-)
-
Datação: 1770/1790
-
-
Técnica: Bronze dourado, fundido em molde, soldado e vazado.
-
Dimensões (cm): Comp. 23 x Alt. 14,6 x Larg. 11,3
-
Descrição: Estribo de madeira para amazona, em forma de naveta, chinela, com guarnições de bronze dourado na parte anterior da caixa e nas guardas, que respeitam a estrutura da peça.
A caixa propriamente dita é composta por soleira contracurvada, guardas laterais que se prolongam formando o primeiro nível da caixa e parte anterior, trifacetada na face externa.
No primeiro registo, que corresponde às guardas, a decoração é contínua, terminando num busto feminino bastante relevado. Esta, inicia-se com um friso de acantos relevados, unidos por rosetas às quais se ligam grinaldas. No segundo registo, as três faces são delimitadas por cercadura perlada, e nelas se inscrevem aletas e motivos fitomórficos em relevo. Na face maior, uma albarrada encimada por festão e laço. Todos os motivso centrais são bastante relevados.
Na zona de intersecção da caixa com as guardas, o estribo é cingido por moldura em bronze maciço que também serve de reforço à soleira. A moldura, progressivamente mais estreita em direcção à argola , sugere duas pilastras. A argola para suspensão dos loros flui de uma urna ladeada por festões.
Sob a soleira existem duas outras molduras de reforço, reviradas sobre as
guardas e caneladas.
-
-
Origem/Historial: Na equitação feminina, o estribo de caixa foi adoptado não só por uma questão de estabilidade e de segurança mas, fundamentalmente, de elegância.
-
Incorporação: Administração da extinta Casa Real. Fundo antigo do Museu.
-
Bibliografia
- FREIRE, Luciano - Catálogo Descritivo e Ilustrado do Museu Nacional dos Coches. Lisboa: 1923
- KEIL, Luís - Catálogo do Museu Nacional dos Coches, 1943. Lisboa: 1943
- MACEDO, Silvana Costa - Museu Nacional dos Coches - Roteiro, 2ª ed.. Lisboa: IPPC, 1989
- Relação dos Objectos que Constituem Bens da Coroa e que Achando-se a Cargo da Repartição das Reais Cavalariças foi Entregue ao Museu Nacional dos Coches, em 3 de Setembro de 1908 (MNC - Doc. 3619). Lisboa: 3 Set 1908
- SANTOS, Armando Vieira - "Algumas Considerações sobre os Coches em Portugal", in Arte Portuguesa, II - As Artes Decorativas. Lisboa: Ed. Excelsior, s.d.
- TAVARD, Christian-Henri - L'Habit du Cheval. Fribourg: Office du Livre, 1975
Exposições
-
Prix Diane-Hermès
- França, Chantilly, Fundação Hermès
- Exposição Física