Técnica: Madeira entalhada, dourada e policromada; ferro pudelado (vulgo aço).
Dimensões (cm): Alt. 191
Descrição: Lança constituída por longa haste em madeira, de secção circular, rematada por cúspide metálica, com punho e guarda em talha dourada. A haste, de fundo dourado, é decorada com pequenos motivos florais pintados em tons de vermelho e verde que se desenvolvem em espiral.
A guarda assemelha-se a uma roca e flui de uma base em forma de estrela de cinco pontas; cada uma das cinco finas placas que a comõem, de perfil contracurvado, é vazada e profusamente decorada com motivos vegetalistas, concheados e volutas, adelgaçando progressivamente da base para o topo. Nesta zona, a haste adquire secção pentagonal, voltando à forma cilíndrica entre a guarda e o punho, onde é revestida a veludo de seda carmesim. Uma franja de prata foi aplicada na base da guarda e na extremidade superior do punho periforme, que tem pintadas as armas reais portuguesas da época de D. José, entre delicados motivos fitomórficos.
Origem/Historial: Designadas por "lança de roca" devido à forma das suas guardas, serviam em torneios e jogos equestres setecentistas, nomeadamente no "Jogo das Argolinhas". Este jogo desenrolava-se num terreiro com cerca de 60 metros de comprimento; as argolinhas (30 mm de diâmetro), suspensas de uma vara horizontal por meio de fita, eram colocadas um pouco acima da cabeça dos cavaleiros, distando entre si cerca de 2 ou 3 cm. Os cavaleiros, munidos de uma lança de roca, tinham de trespassar as argolas, arrancando-as do seu suporte.
Incorporação: Paço Real de Queluz.
Bibliografia
BESSONE, Silvana - Museu Nacional dos Coches, Lisboa. Lisboa: IPM/Paribas, 1993
Catálogo da Exposição De Picadeiro a Museu/De Museu a Picadeiro. Lisboa: IPM/MNC, 1995
FREIRE, Luciano - Catálogo Descritivo e Ilustrado do Museu Nacional dos Coches. Lisboa: 1923
KEIL, Luís - Catálogo do Museu Nacional dos Coches, 1943. Lisboa: 1943
MACEDO, Silvana Costa - Museu Nacional dos Coches - Roteiro, 2ª ed.. Lisboa: IPPC, 1989
Relação dos Objectos que Constituem Bens da Coroa e que Achando-se a Cargo da Repartição das Reais Cavalariças foi Entregue ao Museu Nacional dos Coches, em 3 de Setembro de 1908 (MNC - Doc. 3619). Lisboa: 3 Set 1908
Repartição das Reais Cavalariças - Carros Nobres, Arreios de Tiro e Cavalaria, Aprestos de Torneio,- Catálogo do Depósito I, 2ª ed.. Lisboa: Tip. de "A Editora", 1905