Manta de arreio de Montada à Andaluza (rural)
-
Museu: Museu Nacional dos Coches
-
Nº de Inventário: A 0472
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Meios de transporte
-
Autor:
Autor desconhecido (-)
-
Datação: 1868
-
-
Técnica: Tecelagem em tear manual.
-
Dimensões (cm): Alt. 84 x Larg. 131
-
Descrição: Manta rectangular em lã vermelha, verde, branca, castanha escura e castanha clara. O padrão é formado por dois tipos de bandas geométricas, alternadas e intercaladas com faixas lisas, de vermelho. Na primeira das bandas decorativas, o friso central apresenta uma sucessão de ovais vermelhas, intercaladas com semi-óvulos vazados de castanho, firmados nos flancos sobre fundo verde.
Seguem-se cinco frisos mais estreitos e dispostos simetricamente de ambos os lados da peça e assim ordenados do centro para as extremidades: 1º enxaquetado de verde e branco; 2º linha ziguezagueante de vermelho sobre fundo castanho; 3º alinhamentoss vermelhos e castanhos, em alternância; 4º friso listado deverde, castanho e vermelho; 5º gradado de branco com quadrículas de verde. Na segunda banda, o friso central repete um motivo floral estilizado, de branco e castanho escuro, sobre fundo vermelho. Seguem-se, pela ordem acima indicada, cinco frisos estreitos: 1º enxaquetado de verde e castanho claro; 2º ziguezague de vermelho sobre fundo castanho; 3º alternância de alinhamentos vermelhos e castanhos; 4º friso listado de castanho escuro, castanho claro e vermelho; 5º de verde, moldurado de branco e dividido em segmentos rectangulars idênticos, contendo óvulos castanhos. Numa das extremidades, o pano de lã tem apenso um rectângulo de estopa, forrado a flanela vermelha bordada e seda e a estopa fina. Junto à costura que une a estopa à manta porpriamente dita, a marca do fabricante bordada a seda azul, verde, branca e amarela, entre motivos em "S" imbricados.
O bordado polícromo, de cariz fitomórfico, define um campo central rectangular delimitado lateral e inferiormente por cercadura larga onde se inscrevem corações contrapostos, unidos pelos vértices, de onde fluem duas pequenas folhas. A cercadura é contornada exteriormente por espinhado que reúne as cino cores do bordado: azul, verde, branco, amarelo e carmesim. Nas extremidades e ao centro da cercadura inferior, três círculos concêntricos, sendo o exterior definido por pequena franja de seda carmesim; o primeiro contém uma roseta e o segundo espinhado idêntico ao descrito. Uma tira de couro recortada e cosida ao forro de estopa fina sustenta três franjas de seda carmesim, sobrepostas e de diferentes tamanhos, que contornam três dos quatro lados da manta. A primeira, mais curta, é rematada por flocos de seda amarela e a segunda pelo mesmo tipo de flocos tricolores (amarelos, verde e azuis). Da terceira franja subsiste apenas uma parte no topo da peça.
-
-
-
Incorporação: Palácio das Necessidades por ordem de D. Carlos I.
-