Descrição: Teliz de veludo verde bordado a fio de ouro, prata e matiz e forrado a estopa de linho e de cânhamo. O bordado, a prata deitada sobre cordel e cartão, desenha uma cercadura larga composta por diversos motivos fitomórficos: romãs, rosetas, folhagem e medalhões ovais que encerram palmetas estilizadas sobre fundo de matiz. Os ângulos internos são marcados por cocares de
plumas. O eixo vertical é definido, em cima, por medalhão oval enquadrado por motivos vegetalistas que prolongam a cercadura, onde se inscreve uma roseta; em baixo, escudo com as armas reais usadas por D. Maria I, bordado a prata, ouro brochado e matiz. A coroa e a cartela são contornadas a canutilho. No reverso da peça, de ambos os lados, pequenos ganchos metáicos de suspensão.
Teliz é um atavio equestre que cobria a sela e a parte traseira do cavalo onde muitas vezes estavam bordadas as armas da casa real ou casas nobres.
Continuam a usar-se nos cavalos na corrida de touros à antiga portuguesa, durante a fase das cortesias.
Origem/Historial: Além de um teliz igual (A 0146) existe um teliz com uma decoração idêntica (por isso pertencente à mesma encomenda) mas apresentando as armas da Casa do Infantado (A 0148)
Incorporação: Repartição das Reais Cavalariças. Bens da Coroa.
Bibliografia
KEIL, Luís - Catálogo do Museu Nacional dos Coches, 1943. Lisboa: 1943
Relação dos Objectos que Constituem Bens da Coroa e que Achando-se a Cargo da Repartição das Reais Cavalariças foi Entregue ao Museu Nacional dos Coches, em 3 de Setembro de 1908 (MNC - Doc. 3619). Lisboa: 3 Set 1908
Exposições
William Beckford e Portugal - A Viagem de uma Paixão