Teliz de arreio de montada de cavalaria com as Armas reais de D. José I
-
Museu: Museu Nacional dos Coches
-
Nº de Inventário: A 0152
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Meios de transporte
-
Autor:
Autor desconhecido (-)
-
Datação: 1755/1775
-
-
Técnica: Bronze fundido em molde e dourado.
-
Dimensões (cm): Comp. 184 x Alt. 140
-
Descrição: Teliz de veludo carmesim liso, constituído por quatro tiras cosidas entre si, e assente sobre suporte de estopa de cânhamo. É agaloado a prata dourada e forrado a linho de cor alaranjada. O galão (90 mm) forma estrias transversais, um friso em ziguezague, outro com losangos reticulados e, por último, motivos vegetalistas estilizados.
Nos ângulos inferiores, foram aplicadas duas placas de bronze dourado (160 x 130 mm), assentes sobre suporte de couro dissimulado entre o veludo e o forro. Estas placas ostentam as armas reais, ao tempo de D. José I, em cartela recortada, moldurada e circundada por palmas e flores; em baixo, a grã-cruz da Ordem de Cristo. O escudo é sobrepujado por coroa real fechada e inscreve-se numa oval definida por cordão dourado.
O forro externo apresenta vários remendos de estopa de linho cru, dois dos
quais reforçando a zona dos escudos.
Teliz é um atavio equestre que cobria a sela e a parte traseira do cavalo onde muitas vezes estavam bordadas as armas da casa real ou casas nobres.
Continuam a usar-se nos cavalos na corrida de touros à antiga portuguesa, durante a fase das cortesias.
-
-
-
Incorporação: Repartição das Reais Cavalariças. Bens da Coroa.
-
Bibliografia
- Inventário de Todos os Bens Móveis e Semoventes que Existiam no dia 31 de Janeiro de 1908 no Museu dos Coches Reais (MNC - Doc. 3618/3618-A): 31 Janeiro 1908
- KEIL, Luís - Catálogo do Museu Nacional dos Coches, 1943. Lisboa: 1943
- Relação dos Objectos que Constituem Bens da Coroa e que Achando-se a Cargo da Repartição das Reais Cavalariças foi Entregue ao Museu Nacional dos Coches, em 3 de Setembro de 1908 (MNC - Doc. 3619). Lisboa: 3 Set 1908