Teliz de arreio de montada de cavalaria com as Armas reais de D. José I
-
Museu: Museu Nacional dos Coches
-
Nº de Inventário: A 0153
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Meios de transporte
-
Autor:
Autor desconhecido (-)
-
Datação: 1755/1775
-
-
Técnica: Bronze fundido em molde e dourado.
-
Dimensões (cm): Comp. 181,5 x Alt. 135
-
Descrição: Teliz de veludo carmesim liso, constituído por quatro tiras cosidas entre si, assente sobre suporte de estopa de cânhamo. É agaloado a prata dourada e forrado a estopa de linho de cor alaranjada. O galão (53 mm) forma estrias transversais e um friso denteado que acompanha o recorte.
Nos ângulos inferiores, foram aplicadas duas placas de bronze dourado com as armas de D. José I, encimadas por coroa real fechada. O escudo assente sobre cartela recortada, moldurada e contornada por palmas e pequenas flores; em baixo, a grã-cruz da Ordem de Cristo. Desapareceu o cordão que definia o campo onde se inscreviam os escudos, tendo deixado marcas indeléveis no tecido. O forro apresenta vários remendos em estopa de linho e dois maiores em estopa de cânhamo, colocados na zona dos escudos.
Teliz é um atavio equestre que cobria a sela e a parte traseira do cavalo onde muitas vezes estavam bordadas as armas da casa real ou casas nobres.
Continuam a usar-se nos cavalos na corrida de touros à antiga portuguesa, durante a fase das cortesias.
-
-
-
Incorporação: Repartição das Reais Cavalariças. Bens da Coroa.
-
Bibliografia
- Inventário de Todos os Bens Móveis e Semoventes que Existiam no dia 31 de Janeiro de 1908 no Museu dos Coches Reais (MNC - Doc. 3618/3618-A): 31 Janeiro 1908
- KEIL, Luís - Catálogo do Museu Nacional dos Coches, 1943. Lisboa: 1943
- Relação dos Objectos que Constituem Bens da Coroa e que Achando-se a Cargo da Repartição das Reais Cavalariças foi Entregue ao Museu Nacional dos Coches, em 3 de Setembro de 1908 (MNC - Doc. 3619). Lisboa: 3 Set 1908