Xairel de arreio de montada de cavalaria com monograma do Infante D. Luís
-
Museu: Museu Nacional dos Coches
-
Nº de Inventário: A 0189
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Meios de transporte
-
Autor:
Autor desconhecido (-)
-
Datação: 1850/1860
-
-
-
Dimensões (cm): Comp. 94 x Alt. 96
-
Descrição: Xairel quadrangular, em veludo de seda azul escuro. Possui forro interno em estopa de linho e forro externo de seda azul. Na parte superior é recortado em arco e apresenta duas aberturas laterais que demarcam as abas, e duas outras longitudinais, junto ao galão de prata. Este, descreve finas estrias entre frisos geométricos denteados.
Nos ângulos inferiores do teliz, o monograma do infante D. Luís bordado a prata deitada sobre cartão, sobrepujado por coroa relevada, igualmente bordada a prata deitada sobre suporte autónomo, revestido de veludo azul e aposto à peça. As pérolas das hastes da coroa são formadas por pequenas placas circulares de prata branca. Nas abas, dois trifólios desenhados a cordão de prata entrançado, rematados superiormente por botões cilíndricos, também eles revestidos a fio de prata.
O xairel é uma manta feita de tecido ou couro, de formato tendencialmente retangular que cobre a garupa do cavalo atrás do selim. Era colocada por baixo ou junto a este para evitar ferimento ou atrito no dorso do cavalo.
-
-
-
Incorporação: Repartição das Reais Cavalariças. Bens da Coroa.
-
Bibliografia
- Inventário de Todos os Bens Móveis e Semoventes que Existiam no dia 31 de Janeiro de 1908 no Museu dos Coches Reais (MNC - Doc. 3618/3618-A): 31 Janeiro 1908
- KEIL, Luís - Catálogo do Museu Nacional dos Coches, 1943. Lisboa: 1943