Xairel de arreio de Montada de cavalaria com armas reais
-
Museu: Museu Nacional dos Coches
-
Nº de Inventário: A 0205
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Meios de transporte
-
Autor:
Autor desconhecido (-)
-
Datação: 1850/1875
-
-
Técnica: Bordado directo a ponto deitado
-
Dimensões (cm): Alt. 46 x Larg. 107,5
-
Descrição: Xairel de recorte trapezoidal, com recorte em arco na parte superior, em fazenda de lã azul escura, forrada a estopa de cânhamo e bordada a prata dourada.
A peça é contornada lateral e inferiormente por duplo cordão de prata dourada e por meandro bordado a prata deitada, interrompido por fio cordão que o percorre longitudinalmente. Por se apresentarem partidos, os fios metálicos deixam ver a alma de seda amarela.
Nos ângulos inferiores, troféus militares igualmente bordados a prata dourada (fio liso, crespo, laminado e canutilho) e lantejoulas, sobrepujados por coroa real fechada. Entre os motivos que compõe o conjunto, destacam-se: um tambor, uma bombarda, uma âncora, estandartes suportados por varas com terminais em ponta de lança, um escudo e uma baioneta. A coroa real apresenta a haste central bifurcada e as quatro restantes perladas.
O recorte superior da peça é reforçado por tira de cabedal, originalmente vermelho, cosida ao forro com pontos largos. Também no reverso da peça encontram-se duas das três correias de couro munidas de fivelas quadrangulares em latão.
-
-
-
Incorporação: Casa Real Portuguesa. Bens da Coroa.
-